sábado, 16 de junho de 2012

Inicia neste sábado campanha contra paralisia infantil

Inicia neste sábado (16), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil. Em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo imunizar 18.419 crianças até o dia 7 de julho, quando encerra a campanha.

Os pais e responsáveis por crianças de 0 a 5 anos devem levá-las aos postos de vacinação para receberem a dose contra a poliomielite.

No Pará, 773.517 crianças receberão uma única dose da vacina oral, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente. As únicas contraindicações à vacina são febre maior que 38 graus, vômito e diarreia.

Na expectativa de alcançar a meta, a exemplo do que aconteceu na primeira e segunda etapas de 2011, a prefeitura anuncia promover várias atividades para envolver as crianças, como troca de ingressos para sessões no cinema pela carteira de vacina, atestando a vacinação de crianças menores de cinco anos, e sorteio de brindes.

Neste sábado (16), dia da abertura da campanha, considerando o Dia D, a vacina será disponibilizada em vários pontos da cidade, como escolas, creches e igrejas. Além disso, será realizado, no Hospital Municipal Teófilo Soares, o “Arraiá da Criançada”.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença, porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.

Nenhum comentário: