sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto Pipa prepara atletas para o Campeonato Mundial de Karatê

Helder Messiahs
Três jovens do Projeto Pipa se preparam para participar do Campeonato Mundial de Karatê que será realizado na Sérvia (país europeu), em outubro deste ano. Os estudantes Andressa Melo, de 12 anos; Ana Maria Sanches Pereira e Kennedy Wilkson Santos, ambos de 11 anos, treinam intensamente para conseguir títulos na competição.

Segundo o professor Adilson Oliveira, o campeonato mundial reunirá atletas de mais de 15 países, por isso a preparação dos estudantes precisa ser feita com muita disciplina. “Estamos torcendo para que tudo dê certo e que eles representem bem o nosso município”, anseia Oliveira, comentando que os alunos já têm experiência com grandes competições.

Adilson conta que os treinamentos ocorrem pela manhã, visto que os caratecas estudam no período da tarde. Ele faz questão de lembrar que para os estudantes participarem do projeto e destas competições precisam ter, no mínimo, 85% de frequência escolar. “O desempenho deles na escola influencia muito na ida aos campeonatos. Eles precisam ser bons alunos”, destaca.

Andressa e Ana Maria participaram do Campeonato Zonal Norte/Nordeste de Karatê Interestilos, realizado no inicio deste mês em Recife (PE). Lá, Andressa conquistou duas medalhas (ouro e prata) e Ana Maria faturou uma medalha de ouro.

Orgulho
A mãe de Andressa, Francisca Andréia Freire de Melo, 25 anos, faz questão de demonstrar seu amor e orgulho pela garota. De acordo com a dona de casa, Andressa sempre foi uma boa filha. “Morávamos na zona rural. Depois, vim para a cidade e aqui minha cunhada conversou comigo a respeito do Pipa. Gostei do que ouvi sobre o projeto e tratei logo de matricular a Andressa e o meu outro filho de 9 anos”, lembra.

Francisca relata que o caratê oportuniza que Andressa possa conhecer um mundo novo, pessoas e culturas diferentes. “Se ela não tivesse aqui, jamais teria a oportunidade de viajar. Agradeço ao Projeto Pipa, ao professor Adilson e a todos que contribuem com este trabalho”, ressalta.

Projeto Pipa
Criado em maio de 2006, o Pipa atende crianças e jovens de 6 a 14 anos em situação de risco. O projeto é mantido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). (Ascom PMP)

Nenhum comentário: