terça-feira, 17 de abril de 2012

Brinquedos de praça no Beira Rio colocam em risco vida de crianças

Fotos: Ronaldo Modesto
Samuel Soares




Vários instrumentos, como escorregadores, balanços e equipamentos para prática de ginástica, instalados na praça do Bairro Beira Rio, em Parauapebas, estão com ferrugens e pontas de prego e de ferro expostas, colocando a vida de crianças e de adultos em risco.

A denúncia foi feita nesta segunda-feira (16) por Samuel Soares à reportagem, que esteve no local e comprovou o risco iminente que correm as pessoas que procuram aquele logradouro público para se divertir, em especial as crianças.

De acordo com Samuel Soares, ele costumava levar um filho pequeno para se divertir nos equipamentos do playground instalados na praça, mas depois que percebeu o risco que corria o filho dele, deixou de frequentar o local, apesar da insistência da criança.

“O que eu mais lamento é que a praça se localiza na frente do prédio onde funcionam as secretarias municipais de Obras e de Urbanismo, e da unidade do Corpo de Bombeiros, mas ninguém toma providência para resolver a situação, antes mesmo que ocorra algum acidente”, reclamou Samuel Soares, acrescentando que já presenciou várias crianças pequenas chorando sem poder usufruir dos brinquedos...

Procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, o capitão BM Charles Catuaba, subcomandante do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, informou que a situação de segurança dos equipamentos da referida praça não é competência da corporação, que tem a missão de apagar incêndios e proceder a outros serviços de vistorias de prédios e serviço de socorro a vítimas de acidentes.

Perguntado por que a tropa do Corpo de Bombeiros deixou de fazer exercícios físicos nos equipamentos da praça, o subcomandante respondeu que a suspensão dos treinos ocorreu em virtude da precariedade dos instrumentos instalados na praça.

Capitão Charles Catuaba admite, também, que costumava levar os filhos deles para se divertir no playground, “mas depois que observei alguns pontos inseguros eu optei em não levar mais meus filhos à praça”, revela, orientando aos pais de família que não levem seus filhos para brincar na praça do Bairro Beira Rio.

Na Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), o secretário adjunto da repartição, Edvando Cabral, tentou justificar à reportagem que nesta época do ano é comum a existência de ferrugem em alguns brinquedos de crianças instalados em praças da cidade, em virtude do acúmulo de chuvas.

Mesmo assim, ele admite que esteja faltando manutenção dos equipamentos por parte do poder público. Mas, diante da denúncia do Jornal, ainda nesta semana a Semurb estaria comunicando o fato à Secretaria Municipal de Obras (Semob) e solicitando com urgência a substituição dos eventuais brinquedos avariados por equipamentos novos. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: