domingo, 11 de março de 2012

Saúde, bem-estar e equilíbrio são pontos chaves para vida saudável

Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida a seus funcionários, a Prefeitura de Parauapebas oferece o projeto Bem Estar do Servidor Público Municipal, que conta com nutricionista, educadora física, fisioterapeuta e psicóloga.

Orientar os servidores sobre uma alimentação equilibrada e a adotar um estilo de vida mais saudável é tarefa da nutricionista Sâmia Oliveira Lucena, que atende mediante a marcação de consultas individuais, de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas, na Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH).

“Pessoas que querem perder peso, que são hipertensas, as que sofrem com obesidade e até mesmo as que buscam orientação receberão dicas de como se alimentar bem, além da prescrição de uma dieta”, ensina a nutricionista...

Fazer exercícios antes do expediente de trabalho para começar bem o dia é o propósito da ginástica laboral. Segundo a educadora física Lisane Gomes, a atividade proporciona um condicionamento físico melhor, reeducação postural, bem-estar, tudo em benefício da saúde.

A ginástica é realizada todos os dias, das 8h15 às 8h30, e duas vezes por semana nas secretarias que não ficam localizadas no prédio da prefeitura. Quem participa ainda tem direito a sessões de massoterapia.

Outro serviço de saúde promovido pelo projeto é avaliar, prevenir e tratar lesões ou distúrbios decorrentes da atividade do trabalho. “São realizadas consultas individuais para identificação de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho (DORT), que dependendo da necessidade serão encaminhadas ao médico”, explica a fisioterapeuta Eliene Costa Silva.

O descontrole emocional pode acarretar situações desconfortáveis e prejudiciais ao bem-estar da pessoa, levando inclusive a quadros de depressão, estresse e isolamento social.

“O trabalho do psicólogo é auxiliar à pessoa na busca pelo autoconhecimento, assim como na construção de comportamentos mais saudáveis, buscando ajudar na resolução de situações que parecem difíceis de serem superadas, oferecendo o suporte necessário para a pessoa desenvolver suas potencialidades”, orienta Andrea de Paula, psicóloga.

Além dos atendimentos, também são realizadas palestras abordando a saúde. As consultas podem ser agendadas na CTRH ou pelos telefones 3346-7254/7255. (Fonte: Ascom PMP)

Nenhum comentário: