sábado, 3 de março de 2012

Professores e alunos saem em campanha de combate à dengue

Fotos: Semed

Para os professores de Parauapebas, dengue é caso de educação. A doença viral encontra em águas paradas de quintais o ambiente perfeito para a proliferação dos mosquitos Aëdes aegypti e Aëdes albopictus, principais agentes causadores do vírus que, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, já contaminou mais de trezentas pessoas no município.

Pensando assim, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) acaba de lançar o projeto “Dengue – A melhor arma é a prevenção” em todas as escolas da rede pública de Parauapebas. O objetivo da campanha é buscar combater a doença que encontra na falta de cuidado – na maioria das vezes – de suas próprias vítimas, que acabam deixando água parada nos seus quintais, onde os mosquitos fazem a desova.

A direção da escola Terezinha de Jesus, no Bairro Cidade Jardim, levou o projeto às ruas nos dias 25 (sábado) e 27 (segunda-feira), quando dezenas de alunos e professores visitaram casas em busca de conscientizar os moradores sobre a importância de não dar chance aos vírus, destruindo os focos da dengue nos quintais, as águas paradas em pneus e vasilhames velhos...

O ato contou com a participação de pedestres e de condutores, que ajudaram os professores e alunos a entregarem panfletos com informações de como evitar a dengue e como proceder, caso já esteja doente.

A aluna Lindinalva Conceição, de 11 anos, conta que em sua casa já houve registro de caso dengue. “Meu irmão já foi vítima de dengue por causa do descuido de todos, mas hoje ele está bem”, diz ela.

A coordenadora pedagógica Aurea Cristiane Lacerda explica que o projeto foi recebido pela escola e virou matéria interdisciplinar. “Nossos professores receberam a ideia como muito otimismo e todas as disciplinas tiveram papel fundamental para desenvolvê-la. Por exemplo, com História, nossos alunos conheceram a história da dengue; com a Geografia, estudaram os climas mais propícios ao desenvolvimento dos mosquitos; com a Ciência aprenderam como combatê-la”.

Para o secretário municipal de Educação, prof. Raimundo Oliveira Neto, a campanha de combate à dengue é, também, “uma campanha de exercício da cidadania em que nossos alunos são peças chaves, visto que passam a ser protagonistas de um movimento de conscientização que visa buscar a melhoria de vida de toda a sociedade”.

A professora de Ciências Ademia Rose Pinheiro frisou que o projeto é “importante para toda a sociedade e que não deve ser algo factual, pois deve continuar”.

IMPRENSA
Neste sábado (3), os profissionais de imprensa de Parauapebas realizariam uma grande movimentação nos bairros do Complexo Altamira, orientando e entregando à população material informativo de combate à dengue, mas o evento, por falta de uma estrutura maior, foi adiado para o dia 24 do corrente. (Waldyr Silva, com informações da Semed)

Nenhum comentário: