quinta-feira, 1 de março de 2012

Esgoto do prédio da Prefeitura de Parauapebas desemboca em rio

Fotos: Rui Guilherme e Waldyr Silva


Roberto Ferreira

Adriano “Guaraná”
Uma denúncia anônima chegou na terça-feira (28) à reportagem dando conta que um esgoto do suntuoso prédio da prefeitura do município é jogado no igarapé Ilha do Coco, contaminando ainda mais o riacho, que é chamado popularmente de “Sebozinho”.

Diante da denúncia, uma equipe de reportagem do CT foi até o local indicado conferir a informação, onde constatou que realmente um esgoto que sai da prefeitura corre a céu aberto em direção ao igarapé.

Segundo apurou a reportagem, na parte baixa da área onde foi construído o moderno prédio da prefeitura existem cinco chácaras, cujos proprietários já haviam denunciado o que eles consideram como crime contra o meio ambiente e à saúde pública, mas até agora nenhuma providência havia sido tomada para solucionar o problema.

Roberto Ferreira dos Santos, que mora em uma das chácaras, denuncia que nos últimos meses ele e um dos filhos deles ficaram doentes em virtude do forte odor que é exalado do esgoto e da proliferação de insetos, entre estes o mosquito da dengue. Ele assegura que a proprietária da chácara, de prenome Neide, já denunciou o caso à própria prefeitura, porém o caso não foi resolvido...
O caseiro acrescenta que, além do esgoto a céu aberto que desemboca na parte baixa da área, os donos das propriedades reclamam também das valas que transportam águas da chuva em direção às chácaras, que estariam prejudicando as residências.

SAAEP
Procurado pela reportagem, o diretor executivo adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Devanir Martins, disse que desconhecia o fato, mas disponibilizou o servidor municipal Adriano Dinelli, conhecido por “Guaraná”, para fornecer as informações ao jornal.

Diante do problema, “Guaraná” explicou que ia comunicar o fato às secretarias municipais de Obras (Semob) e de Meio Ambiente (Semma), uma vez que a situação fugia da competência do Saaep.

Na pré-avaliação de Adriano Dinelli, é necessário que, primeiramente, a Semma faça uma análise para verificar se o líquido que corre no esgoto é prejudicial ao igarapé Ilha do Coco, pois, segundo o servidor, o prédio da prefeitura é dotado de uma mini-estação de tratamento de esgoto, e que a Semob busque uma alternativa para não deixar mais escapar a água de esgoto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi invadido nesta quarta-feira (29/02), uma chácara próximo a Palmares II que supostamente pertencia ao Pastor Domires e o Secretário Antonio Neto a mesma foi adquirida através de uma transação da compra do local onde hoje é o PRIS (Projeto de Inclusão Social, alcoólatras e drogados) faça uma visita ao local e confira a informação.
Local PRIS (Palmares II)