quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Solenidade marca formação de bombeiros civis



Um grupo de 15 pessoas, entre homens e mulheres, recebeu certificados no último sábado (4), na quadra coberta da escola Chico Mendes, em Parauapebas, qualificando-os como profissionais aptos a exercer as funções de bombeiros civis nas mais variadas atividades de prevenção contra incêndio, manutenção de bens materiais e de vida.

Além de parentes e familiares dos formandos, a solenidade de colação de grau foi prestigiada pelo major BM Luís Cláudio Farias, comandante da unidade do Corpo de Bombeiros no município de Parauapebas.

O evento contou com o tradicional juramento da turma, entrega de certificados aos formandos e cumprimentos de familiares. No final da solenidade, foi oferecido um coquetel aos formandos, parentes e convidados.

Durante o curso, que durou três meses, os participantes receberam treinamento de escala em cachoeiras, em prédios da cidade e em serras localizadas nas proximidades das vilas Palmares Sul e Palmares II, zona rural do município.

Além das práticas recebidas para escalar prédio, serra e cachoeira, a turma de bombeiros civis recebeu também instrução sobre salvamento de pessoas envolvidas em acidentes de veículos.

De acordo com a formanda Eliane Sousa Morais, o salvamento de ocorrência em acidente de trânsito com vítimas presas nas ferragens é muito complexo e exige muita técnica da guarnição, que deve sempre trabalhar em equipe.

Os bombeiros aprenderam nas instruções que essas situações de alto estresse não podem negligenciar os riscos existentes que exigem cuidados a serem tomados em relação à segurança da guarnição, do local e da vítima.

Na cobertura de acidentes, explica Eliane Morais, os bombeiros devem seguir funções específicas, somando-se a experiências adquiridas anteriormente, usando ferramentas em conjunto e trabalhando de comum acordo com a doutrina de salvamento, em que todos trabalham da mesma forma, empenho e dedicação.

Nenhum comentário: