terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Quase tudo pronto para o carnaval de rua em Parauapebas

Waldyr Silva
Já se encontrada montada quase toda a programação do carnaval oficial deste ano em Parauapebas, evento popular que será realizado na cidade no período de 16 a 21, na Praça de Eventos, pela Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas (Liabesp), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que promete investir algo em torno de R$ 200,00 mil na organização da festa momesca.

Este ano vão desfilar na avenida 15 blocos carnavalescos e quatro escolas de samba. Dos 15 blocos, quatro desfilam apenas como participantes, sem concorrer com os demais; enquanto que os demais blocos concorrem ao certame.

Além de blocos e escolas de samba, os foliões vão contar ainda com arrastão do trio elétrico Zhell (Chiclete com Banana Cover), na quinta-feira (16); animação das bandas Malícia do Pará e Garota Sarada e a dupla Pedro e Paulo Vitor Elétrico, na sexta-feira (17); Tecno Mania e Gaby Amarantos, no sábado (18); Banda Kaçamba e banda local, no domingo (19); Banda Arte do Nordeste e banda local, na segunda-feira (20); e, por último, banda Baby Mel da Paraíba e banda local, na terça-feira (21).

A prefeitura garante montar uma mega-estrutura com segurança para atender aos foliões e ao público que costuma apreciar este tipo de evento popular na cidade.

O secretário municipal de Cultura, Cláudio Felipeto Feitosa, informa que os recursos financeiros subvencionados pela prefeitura já estavam sendo repassados às escolas se samba e blocos carnavalescos.

No ano passado, houve ameaça de cancelamento da festa, pois os recursos a ser repassados pela prefeitura demoraram muito a chegar às escolas e blocos, fato que provocou muita revolta e reclamação dos dirigentes carnavalescos.

Em 2011, o desfile das escolas de samba Acadêmicos do Liberdade, Sol Nascente e Eles e Elas, na última noite de apresentação, foi marcado por protesto promovido pelos carnavalescos das três agremiações contra Cláudio Feitosa.

Durante o desfile, os carnavalescos gritavam em protesto palavras de ordem como “Fora, Cláudio” e “Não deixe o samba morrer”, e exibiam na avenida vestimentas na cor preta e fantasias mal-acabadas, alegando que a verba repassada às escolas de samba não chegou a tempo de os foliões aprontarem as fantasias e carros alegóricos.

Na manhã desta segunda-feira (13), era grande a movimentação de carnavalescos nos barracões de algumas escolas de samba produzindo alegorias e fantasias para a festa desta semana.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (17): Desfile de quatro blocos participantes.
1º Bloco: Som dos Colégios
2º Bloco: Do Pessoa
3º Bloco: Camaleão Folia
4º Bloco: Os Carregos

Sábado (18): Desfile de um bloco do grupo A e três do B.
1º Bloco: Camaleão
2º Bloco: Piu Piu
3º Bloco: Nessa Onda eu Vou
4º Bloco: Jecas

Domingo (19): Desfile de quatro escolas de samba.
1ª Escola: Estação Eles e Elas
2ª Escola: Acadêmicos do Liberdade
3ª Escola: Acadêmicos do Sol Nascente
4ª Escola: Mocidade Independente do Primavera

Segunda-feira (20): Desfile de quatro blocos
1º Bloco: Qui Bunitinho
2º Bloco: Do Povão
3º Bloco: Cala a Boca e me Beija
4º Bloco: Samurai

Terça-feira (21): Desfile de três blocos e uma escola.
1º Bloco: Bye-Bye
2º Bloco: Me Completa
3º Bloco: Bicho Papão
Escola de Samba Arrastão Pai d’Égua

Quarta-feira (22): Apuração do carnaval de 2012, às 16 horas, na Praça de Eventos.

Nenhum comentário: