sábado, 11 de fevereiro de 2012

Disque Denúncia comemora dois anos de atividades e premia policiais

Fotos: Ronaldo Modesto

A coordenação do sistema Disque Denúncia realizou na amanhã desta sexta-feira (10), em Parauapebas, cerimônia em comemoração aos dois anos de funcionamento da central, com entregue de prêmios às equipes policiais que mais operacionalizaram denúncias oriundas do serviço.

O Prêmio Gol, que já acontece há treze anos no Disque Denúncia do Rio de Janeiro, tem o intuito de motivar as equipes policiais a trazerem respostas para a sociedade sobre as denúncias feitas por ela diariamente na central de atendimento, que funciona em Parauapebas, através do telefone (94) 3346-2250.

Durante a cerimônia, oito equipes de policiais civis e militares, num total de 27 agraciados, foram premiadas com valores entre 200 e 400 reais. Como critério para o pagamento, a ação não poderia resultar em qualquer tipo de violência e deveria ser veiculada na mídia como sendo oriunda da Central do Disque Denúncia.

O sistema Disque Denúncia é gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Combate ao Crime e executado por meio de ações de mobilização social viabilizadas pela articulação com diversos setores.

A central garante o efetivo controle social através da participação popular na deliberação de políticas públicas e incentiva a população a prestar informações relevantes de forma anônima, para ajudar principalmente na prevenção e repressão de crimes no município, com a garantia do sigilo e anonimato do denunciante.

Na avaliação do ten-cel. Roberto Coracy Silva, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, o Disque Denúncia vem contribuindo sobremaneira para que o índice de violência tenha caído em Parauapebas e em municípios vizinhos.

O comandante lembra que um dos fatores que vêm encorajando a sociedade a denunciar eventuais crimes à central do Disque Denúncia é o fato de o nome do denunciante ser mantido em sigilo absoluto.

Para o soldado Fabiano Batalha, um dos homenageados com o Prêmio Gol, a premiação, por meio de cartão magnético, motiva os policiais a se estimularem ainda mais nos serviços de combate ao crime no município.

Após a solenidade, coordenada por Márcia Guimarães, os convidados foram convidados a participar de um café da manhã no quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar, onde ocorreu a premiação. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: