sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval de rua recomeça neste sábado com desfile de blocos

Waldyr Silva
Depois da apresentação na noite desta sexta-feira (17) dos blocos Som dos Colégios, Do Pessoa, Camaleão Folia e de Os Carregos, o carnaval de rua de Parauapebas recomeça neste sábado (18) com o desfile dos blocos Camaleão, Piu Piu, Nessa Onda eu Vou e Jecas, na Praça de Eventos, centro da cidade. Além de blocos, os foliões vão contar ainda neste sábado com as bandas Tecno Mania e Gaby Amarantos.

O carnaval teve início na quinta-feira (16), com o arrastão do trio elétrico Zhell (Chiclete com Banana Cover) ao longo da Rua E, tradicional local onde desfilam blocos carnavalescos e escola de samba. Além da apresentação dos blocos, ontem se apresentaram no palco as bandas Malícia do Pará, Garota Sarada e a dupla Pedro e Paulo Vitor Elétrico.

Amanhã, domingo (19), desfilam na avenida as escolas de samba Estação Eles e Elas, Acadêmicos do Liberdade, Acadêmicos do Sol Nascente e Mocidade Independente do Primavera. Depois do desfile das escolas, sobem ao palco as bandas Kaçamba e banda local.

Na segunda-feira (20) será a vez de se apresentarem os blocos carnavalescos Qui Bunitinho, Do Povão, Cala a Boca e me Beija e Samurai, seguidos das bandas Arte do Nordeste e banda local.

No último dia de folia, terça-feira (21; desfilam para o público os blocos Bye-Bye, Me Completa e Bicho Papão, e ainda a escola de samba Arrastão Pai d’Égua, fechando o carnaval deste ano com as bandas Baby Mel da Paraíba e banda local. A apuração e resultado das escolas de samba e blocos ganhadores do certame estão marcados para as 16 horas de quarta-feira (22), na Praça de Eventos.

Além da programação realizada na Praça de Eventos, a população da vila Palmares II, a 20 quilômetros do centro da cidade, contará com uma programação própria no sábado, domingo e na segunda-feira, a partir das 21 horas.

SAÚDE E SEGURANÇA
Cerca de 50 pessoas ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Conselho Tutelar de Parauapebas estão divulgando neste carnaval as campanhas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e contra venda de bebidas alcoólicas e cigarros a menor de 18 anos.

Duzentos homens foram contratados pela prefeitura para fazer a segurança das pessoas no carnaval, além de 70 policiais militares e duas viaturas do Corpo de Bombeiros.

Uma portaria foi baixada pelo delegado Antonio Miranda proibindo a venda de bebida alcoólica em vasilhame de garrafa no circuito carnavalesco, compreendendo os trechos das ruas E e F, entre as ruas 11 e 6. A cada noite o evento deverá encerrar impreterivelmente às 3 horas da madrugada. Fica proibida a venda de bebida alcoólica nos estabelecimentos compreendidos como depósitos, no período das 3 às 7 horas da manhã.

De sexta a terça-feira (17 a 21), o trânsito de veículo sofre algumas alterações: a Rua F passará a ter sentido duplo no trecho compreendido entre as ruas 10 e 5, das 18 horas até o término do evento; a PA-275 (do quartel à portaria) terá sentido único entre as ruas 5 e 3, das 16 horas até o final do evento.

Fica proibido parar e estacionar na Rua F, entre as ruas 10 e 5, a partir das 16 horas até o término do evento (carros estacionados no local após as 16 h serão guinchados). O estacionamento público, ao lado do ponto de táxi da Cidade Nova, não poderá ser utilizado. Será permitido apenas o acesso a veículos de transporte coletivo, a partir das 16 h até o término do evento.

Nenhum comentário: