terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal: Parauapebas se transforma em ‘cidade das luzes’

Fotos: Francesco Costa e Waldyr Silva


Todo ano nesta época, as principais ruas de Parauapebas se transformam num verdadeiro espetáculo de luzes com motivos natalinos, atraindo a população para apreciar a beleza e registrar o momento com suas famílias.

Este ano, o poder público utiliza o lixo plástico e o transforma em decoração com muita criatividade e bom gosto, preservando o ambiente w privilegiando o envolvimento e a participação comunitária.

Denominado “Decoração de Natal nascem as flores", o projeto, coordenado pela primeira-dama do município, Maria Odilza da Cruz Lermen, arrecadou cerca de 500 mil garrafas pets e fez a transformação das garrafas em flores, tornando o Natal parauapebense mais bonito, ecologicamente correto e promovendo um envolvimento da população.

O projeto envolveu a participação das escolas estaduais, municipais, associações de bairros, igrejas e outros grupos interessados, com premiação em sorteio de notebook, netbook, computador e TV de 32 polegadas para quem coletasse mais garrafas de plástico do meio da rua ou no lixo.

Na ornamentação produzida em postes, árvores e estruturas de metal e madeira, flores gigantes foram confeccionadas nos adereços e instaladas ao longo da rodovia PA 275, Rua 14, Rua do Comércio, Centro Administrativo da Prefeitura e em outros logradouros do centro da cidade.

Segundo a primeira-dama do município, cerca de três milhões de garrafas pets são consumidas por ano e jogadas no lixo em Parauapebas. No decorrer do projeto, foi visível a surpresa pelo volume de garrafas que em outras situações estariam sendo jogadas no lixo ou na natureza.

“O que a sociedade considera lixo, a garrafa pet está sendo beneficiada e se tornando uma excelente matéria-prima para o nosso trabalho, transformando o lixo em luxo e dessa forma conscientizando a sociedade a dar outro valor a este material”, de Maria Odilza Lermen.

O projeto teve um enfoque social a partir da contratação de 150 mulheres, desempregadas, mães de família com baixo nível de escolaridade e de renda, que aprenderam a ornamentar na prática, elevaram sua autoestima, conseguiram uma renda e hoje incentivam a reciclagem como forma de preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário: