sábado, 3 de dezembro de 2011

Atividades marcam Dia Mundial de Combate à Aids em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva


Várias atividades marcaram na última quinta-feira (1º) em Parauapebas a data alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids, com vários estandes instalados na Praça de Eventos, no centro da cidade, e distribuição de material informativo sobre prevenção, palestras, coleta de sangue para realização de teste rápido de HIV, distribuição de preservativos e realização de shows culturais e musicais.
As atividades relativas ao Dia Mundial de Combate à Aids foram desenvolvidas numa parceria celebrada entre o Centro de Testamento e Aconselhamento (CTA) e a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de grupos culturais de Parauapebas.

A programação teve início às 16 horas na Praça de Eventos, com apresentação de grupo de capoeira, palestras, entrega de material informativo e outras atividades, e encerrou à noite, com a apresentação da banda Legionários.

Em declarações prestadas à reportagem, o coordenador do CTA, psicólogo Alan Weberth Miranda, revela que hoje os serviços de saúde do município atendem a 211 pessoas portadoras de soro positivo, dentre estas 106 mulheres, 96 homens e nove crianças.

Segundo Alan Miranda, no ano passado foram registrados quatro óbitos de pessoas contaminadas, enquanto que este ano, até 30 de novembro último, ocorreram seis mortes de pacientes portadores de aids, um índice considerado ainda baixo pelo Ministério da Saúde, cuja média nacional aceitável é vinte por cento.

Os casos novos de soro positivo registrados pelo CTA em 2010 foram 73, enquanto que este ano, até agora, foram registrados apenas 44 pessoas com o vírus de HIV. Esta queda, de acordo com Alan Miranda, vem ocorrendo porque durante quase todo este ano as instalações do prédio onde funciona o CTA vêm sendo ampliadas pela prefeitura, fato que limitou a realização de testes de HIV.

Ele ressalta que, apesar de grandes informações veiculadas na mídia e em programas do governo federal, sobre os cuidados relativos à prevenção de aids, muita gente ainda insiste em não dar atenção às orientações, fazendo relações sexuais sem preservativo.

Outro problema verificado pelo coordenador do CTA ainda é o preconceito da sociedade, tanto para se submeter aos testes de HIV quanto para fazer os prolongados tratamentos de aids.

Ouvido pela reportagem, o secretário municipal de Saúde, Alex Ohana Pamplona, garante que a volta do funcionamento pleno do Centro de Testamento e Aconselhamento só está dependendo de uma licitação pública para a aquisição de instrumentos e equipamentos para as novas instalações da repartição, fato que pode ocorrer até o final de dezembro.

A reportagem conversou com algumas pessoas que voluntariamente fizeram o teste rápido de HIV, que preferiram não se identificar e nem ser fotografadas, as quais consideraram muito importante esta iniciativa, dando oportunidade à população de fazer o teste com muita facilidade. O resultado dos testes era dado minutos depois oralmente a cada pessoa, numa sala da Câmara Municipal.

Nenhum comentário: