sábado, 24 de setembro de 2011

Vale ministra workshop para empresas de comunicação

Fotos: Waldyr Silva

A convite da mineradora Vale, proprietários de veículos de comunicação e profissionais ligados a departamento de venda e marketing dessas empresas participaram na manhã da última quarta-feira (22), no auditório do Atrium Hotel, em Parauapebas, de um workshop denominado “Comunicação: mercado e perspectivas”.

Ministrada pelo professor e mestre Cyro Couto, de São Paulo, com apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a palestra abordou temas como gestão, perfil e tendências de mercado, numa linguagem simples e de fácil compreensão para os participantes.

No item gestão, Cyro Couto deu dicas sobre planejamento, organização, coordenação e controle. Sobre perfil, abordou flexibilidade e adaptação, profissional, mercadologia e multidisciplinaridade; e sobre tendência destacou comunicação integrada, novas tecnologias, práticas de consumo e métricas de mensuração.

Cyro Couto discorreu ainda sobre os desafios e perspectivas na área comercial, destacando a participação, a interatividade, exposição, massificação e o impacto desses setores na comercialização.

Os participantes do workshop tomaram ciência também de assuntos como comunicação digital, futuro publicitário das mídias (audiência = custo), jornalismo interativo (mídia alternativa) e interação cotidiana com os públicos.

O palestrante alertou que muitas vezes a organização procura o cliente apenas para vender seu produto e receber por isso. Depois, abandona a clientela. “É como mastigar um chiclete até acabar o sabor e jogar o resto fora. Mas isso é muito perigoso, pois a empresa pode perder esse cliente”, ensina o professor.

AGÊNCIA
Na oportunidade, a jornalista Ana Rita Freitas, da gerência de Comunicação da Vale, apresentou aos proprietários de veículos de comunicação Larissa Lopes, responsável em Parauapebas pela Agência Gama (com sede em Belém), empresa que cuida da conta publicitária da mineradora Vale.

Depois de ser pressionada pelos empresários de comunicação por falta de publicidade da Vale nos veículos da cidade, Ana Rita garantiu que a empresa, doravante, vai dar mais atenção aos que ela chama de parceiros, disponibilizando, na medida da necessidade, peças publicitárias para veiculação.

Os donos de jornais reclamaram também que a Agência Gama estava pagando as faturas das publicidades veiculadas com prazo de até 75 dias após a publicação, o que eles consideram inviável. Sobre esta situação, Larissa Lopes informou que iria tentar reduzir esse tempo com a direção da agência em Belém. A palestra encerrou com um almoço no restaurante do hotel oferecido pela Vale aos participantes.

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