quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Unifesspa

Parlamentar sugere movimento popular para sensibilizar Câmara dos Deputados
Fotos: Waldyr Silva
Deputado Wandenkolk Gonçalves
Estudante Elton Batista
De passagem pela cidade na última terça-feira (23) para dar posse ao empresário José Rinaldo Alves de Carvalho como o novo presidente da comissão provisória do PSDB em Parauapebas, o deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) foi convidado pela presidência da Câmara de Vereadores para falar sobre a possibilidade de o município de Parauapebas ainda ser contemplado com o núcleo da futura Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que foi perdido para o município de Santana do Araguaia.

À reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, o parlamentar disse considerar a perda do pólo da futura universidade como “uma coisa absurda, pois, numa reunião que tive semana passada com o ministro da Educação, Fernando Haddad, nem ele mesmo soube explicar”.

Na avaliação de Wandenkolk Gonçalves, ele acredita que possa ter havido um “lapso da assessoria do ministro”, porque, segundo ele, estava tudo certo para o município de Parauapebas ser contemplado com um campus da Unifesspa, cuja sede já estava certa que ficaria em Marabá.

O deputado supôs que a decisão na exclusão do município em questão pode ter sido a falta de compromisso de Brasília com o povo da região, por desconhecer o potencial e o que representa Parauapebas no contexto de desenvolvimento não só do Pará, mas do Brasil como um todo.

ABAIXO-ASSINADO
A título de sugestão, o deputado federal orientou que os vereadores e empresários da cidade iniciassem um movimento de coleta de assinatura junto à comunidade parauapebense e encaminhassem o abaixo-assinado à Câmara dos Deputados para que o documento seja transformado numa emenda de iniciativa popular, no sentido de que os parlamentares possam rever a penalização sofrida por Parauapebas.

“É possível que o ministro Fernando Haddad se sensibilize, depois de toda essa pressão, e encaminhe o projeto à Câmara dos Deputados já modificado, colocando Parauapebas como o município a ser contemplado com o campus da nova universidade da região”, prevê Wandenkolk Gonçalves.

ÁGUA FRIA
Para o estudante Elton Batista, membro da União Brasileira dos Estudantes Secundarista (Ubes), a decisão do governo federal em excluir Parauapebas desse processo “foi um banho de água fria”, pois, segundo ele, a classe estudantil da região vem sofrendo ao longo dos últimos anos com a falta de instituições universitárias para atender a demanda.

“Os estudantes de Parauapebas exigem que o campus da Unifesspa seja efetivamente instalado em nossa cidade, pois não é justo que saiamos daqui para fazer faculdade em outras regiões”, protesta Elton Batista.

Em contato à tarde desta quarta-feira (24) com o diretor legislativo da Câmara de Vereadores de Parauapebas, José Omar Arrais, ele informou que a ida dos vereadores Faisal Salmen, Francisângela Resende e Euzébio Rodrigues a Brasília, onde se reuniram com técnicos do Ministério da Educação, não teve avanços para mudar a situação.

Nenhum comentário: