domingo, 7 de agosto de 2011

Taxa de partos cesáreos no Brasil é a maior do mundo: 44%


O Unicef fez um alerta sobre o alto percentual de operações cesarianas no Brasil e os riscos das cesáreas desnecessárias. O mais recente relatório global do Unicef (Situação Mundial da Infância 2011) mostrou que a taxa de cesárea no Brasil é a maior do mundo, de 44% (de 2005 a 2009), enquanto a Organização Mundial da Saúde estabelece que apenas 15% dos partos podem ser operatórios.

Os dados oficiais do Brasil mostram um percentual ainda maior. Em 2009, nas regiões mais ricas do país, Sul e Sudeste, o percentual chega a 57% em média. Em Rondônia, a taxa é a mais alta do Brasil, 61%. Acre e Amapá têm as menores taxas do país: 31% e 29%, respectivamente.

O Unicef é favor do parto normal e contra a cesariana desnecessária. Acredita que, para reverter a atual situação no Brasil, é preciso que a sociedade – principalmente as famílias – seja conscientizada sobre os benefícios do parto normal e que os profissionais de saúde só indiquem o parto operatório nos casos necessários.

Vantagens do parto normal
A recuperação é rápida.
Não há dor pós-parto.
A rápida recuperação deixa a mãe mais tranqüila, o que favorece a lactação.
A alta é mais rápida, o que possibilita à mãe retomar seus afazeres prontamente.
A cada parto normal, o trabalho de parto é mais fácil do que no anterior.
Se a mulher vir a sofrer de mioma (patologia comum do útero), na eventual necessidade de uma operação, esta será mais fácil.
O relaxamento da musculatura pélvica não altera em nada o desempenho sexual.

Guia para mães e famílias
O Unicef e o Ministério da Saúde lançaram no último dia 1º de agosto, no Rio de Janeiro, o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê. O material foi desenvolvido com a finalidade de fortalecer a capacidade de mães, gestantes e famílias de exigir seus direitos, promovendo maior participação cidadã e, assim, garantir que os direitos assegurados em lei sejam cumpridos.

O guia inédito será apresentado na abertura nacional da Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2011), realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Unicef e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ilustrado pelo cartunista Ziraldo, o guia apresenta de forma simples e direta informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe, além de informações sobre a legislação vigente.

Nenhum comentário: