terça-feira, 9 de agosto de 2011

CDC é reaberto com atividades culturais durante todo o mês

Fotos: Waldyr Silva
Música, cinema, literatura, dança, artes visuais e teatro compõem a atmosfera que começa a tomar conta do novo espaço do Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC), que depois de dois anos fechado para reforma reabriu suas portas para o público na noite desta segunda-feira (8), com atividades culturais durante todo o mês.

O início das atividades do novo CDC fica por conta da Semana de Oficinas de Música de Parauapebas (Somp), que desde ontem (8) faz apresentação dos músicos convidados, sempre às 21 horas, com encerramento previsto para o dia 12.

TEATRO
A estreia do teatro no CDC está marcada para o dia 13, com o espetáculo “Corpo livre”, da Reflexo Artes Cênicas, e direção de Wanderley Lima. O espetáculo começa às 21 horas, com classificação livre.
ACADEMIA
Na Academia Popular de Dança do CDC, o professor Ricardo Mendes ensina passo a passo as técnicas de forró, samba, bolero, soltinho e salsa. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas no próprio CDC desde ontem (8). As aulas ocorrem toda as segundas e quartas-feiras, às 20 horas, com início no dia 15 de agosto. Toda sexta-feira ocorre o baile para prática da dança de salão.

CINE CLUB
Todas as terças-feiras, a partir do dia 16, é dia de cinema no CDC, com sessões de documentários e clássicos do cinema mundial e nacional. Na estreia, “Soy Cuba, o mamute siberiano”, um documentário do brasileiro Vicente Ferraz, ganhador de 10 prêmios internacionais, que conta a história da idealização e produção do filme “Soy Cuba”, de Mikhail Kalatozov. As sessões do Cine Club CDC vão ocorrer sempre às 21 horas, com pipoca por conta da casa.

PALINHA
A primeira Palinha Cultural de 2011 será realizada na próxima quinta-feira (11). Os organizadores do evento prometem que será uma Palinha especial, com os convidados da Somp, onde o palco estará aberto para o público presente soltar a voz e demonstrar seu talento musical.

BENEDITO
Entre uma e outra atividade, o visitante vai poder aproveitar para provar algumas das deliciosas iguarias do “Benedito”. O bistrô, uma homenagem ao escritor e filósofo paraense Benedito Nunes, vai servir pratos típicos da região e petiscos que não se encontram em outro lugar.

CASA DE LIVROS
A partir de 21 de agosto, o usuário do CDC poderá desfrutar momentos de tranquilidade na casa de livros Drummond, um espaço para leitura de obras de vários assuntos, com uma ampla variedade de títulos para seu lazer e enriquecimento intelectual.

MULHERES DE BARRO
Considerado como um importante projeto de cerâmica desenvolvido por mulheres de Parauapebas, o Mulheres de Barro vai expor seus produtos manufaturados no município. Resultado de pesquisas e investimento, a cerâmica das Mulheres de Barro é patrimônio cultural de Parauapebas que pode ser apreciada e adquirida em primeira mão.

FORRÓ DO CDC
Em todas as sextas-feiras, a partir das 20 horas, o Trio Pé de Serra tem seu espaço reservado no CDC com o melhor da mais tradicional música nordestina e ingressos a preços populares. Outros ritmos também prometem animar a noite, criando um baile para prática da Academia Popular de Dança.

FEIRA DO ARTESÃO
O melhor do artesanato produzido na cidade estará à disposição do público na “Feira de Artesãos de Parauapebas”, que funcionará no CDC, sempre aos sábados, às 9 horas, a partir de 13 de agosto.

CLUBE DO VINIL
O Clube do Vinil reúne os simpatizantes do som característico dos LPs, um ambiente para a troca de ideias e apreciação de verdadeiras obras-primas da indústria fonográfica, que começa a funcionar a partir do dia 24.

CLUBE DO LIVRO
O projeto Clube do Livro, que atende crianças e adolescentes com bibliotecas itinerantes, rodas de diálogo, contagem de histórias, jogos e outras atividades de incentivo à leitura, também terá seu espaço garantido no novo CDC. Dia 20 de agosto, às 9 horas, haverá Encontrão Especial de todos os grupos do Clube do Livro. (Waldyr Silva/Ascom PMP/Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: