sexta-feira, 17 de junho de 2011

Univates apresenta projeto porto seco na Associação Comercial

Fotos: Bariloche Silva
Oriovaldo Mateus

Lucas da WGL Consultoria
Durante reunião realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), o atual presidente da entidade, Oriovaldo Mateus, juntamente com o diretor José Leonardo Campos Pinheiro, recebeu várias pessoas para discutir a implantação do projeto “Porto Seco” no município de Parauapebas.

Entre os presentes, estavam o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), Marcelo Aires Catalão; o consultor de agrobusiness WG Lucas e os consultores do Centro Universitário Univates (RS) Ubiajara Brasil, Marcos Turatti e Oto Moerschbaecher.

Os consultores da Univates apresentaram na reunião como seria a implantação do porto seco em Parauapebas, onde na oportunidade os diretores da Acip e os demais componentes da reunião demonstraram interesse sobre o assunto.

A criação de um porto seco no município é uma luta antiga da iniciativa privada que agora começa a sair do papel. O Centro Universitário Univates, escolhido para elaborar o estudo de viabilidade, é uma instituição comunitária do Vale do Itajaí, no Rio Grande do Sul, com grande know-how em gestão de negócios e elaboração de estudos dessa natureza.

Porto seco ou Eadi
Estação Aduaneira Interior (Eadi) é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada, via férrea e/ou até aérea. Além de seu papel na carga de transbordo, portos secos podem também incluir instalações para armazenamento e consolidação de mercadorias, manutenção de transportadores rodoviários ou ferroviários de carga e de serviços de desalfandegamento.

Com o uso dos portos secos, as mercadorias exportadas já chegam aos portos marítimos prontas para o embarque, enquanto que no caso das importações podem-se tirar as mercadorias dos portos marítimos mais cedo, onde a armazenagem custa substancialmente mais caro.

Hoje no Brasil já existem 63 portos secos, sendo 35 unidades em 14 estados diferentes, uma no Distrito Federal e 27 unidades apenas no Estado do São Paulo. (Bariloche Silva)

Nenhum comentário: