terça-feira, 31 de maio de 2011

Músicos do projeto Caravana dão show em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva

O Charme do Choro

Mestre Curica

William Barros

Público na praça

Os músicos que integram o projeto Caravana da Música Popular fizeram uma grande apresentação na noite da última sexta-feira (27) na Praça Mahatma Gandhi, em Parauapebas, numa turnê que acabaram de fazer nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás (sábado, 28) e Marabá (no domingo, 29).

O show em Parauapebas foi prestigiado por um grupo seleto de intelectuais, advogados, juízes, professores, jornalistas, artesãos, artistas plásticos e outros segmentos que apreciam uma boa música paraense.

Pela ordem, apresentaram-se ao público o grupo O Charme do Choro, de Belém, composto por seis moças (só vieram cinco) que tocam chorinho e samba, com muito talento e graça; Hidelfonso Alencar (Del), instrumentista, intérprete e guitarrista, que morou por muito tempo em Parauapebas e hoje reside em Canaã dos Carajás; e Pablo Belusso, de Marabá, cantor e compositor que lançou recentemente o CD “Poema urbano”, sucesso de público e crítica no sul e sudeste do Pará.

Os dois últimos artistas do projeto a se apresentarem foram William Barros, de Parauapebas, vencedor do Festival de Música de Parauapebas (Fempa) em 2010, impressionando o público com as canções de sua autoria; e Mestre Curica, de Belém, músico muito conceituado, que tem sacudido a música regional paraense através do estilo guitarrada (instrumental).

O projeto Caravana da Música Popular é um evento idealizado por Angélica Nunes e Márcio Macedo, em parceria com a empresa MM Produções, de Belém, que, com o patrocínio da empresa Tim e o apoio das prefeituras de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá, levaram a esses municípios uma "caravana" de grandes talentos paraenses.

Em conversa com a reportagem, a instrumentista Kamila Alves, líder do grupo O Charme do Chorinho, explicou que o conjunto foi formado no final de 2006, após a realização de uma oficina de choro no Instituto de Artes do Pará (IAP). “Costumamos interpretar músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, entre outros, que deixaram um legado muito grande na arte do choro”, defende Kamila Alves.

O Charme do Choro é composto pelas moças instrumentistas Laíla Cardoso (violão de seis cordas), Carla Cabral (cavaquinho), Dulce Cunha (flauta transversal), Rafaela Bittencourt (pandeiro), Jade Morais (bandolim) e Kamila Alves (violão de seis cordas). Jade Morais não pôde acompanhar o grupo nesta turnê do sudeste do Pará. (Waldyr Silva/CT)

Nenhum comentário: