quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mineira de 114 anos é a pessoa mais velha do mundo

Maria Gomes Valentim

Uma mineira da cidade de Carangola, de 114 anos, foi eleita a pessoa viva mais velha do mundo pelo Guinness, o livro dos recordes mundiais. Maria Gomes Valentim atribui sua longevidade a um café da manhã com pão e frutas, todos os dias, e a uma taça de vinho que toma de vez em quando. Mas confessa que adora feijoada.

O Brasil tem outros representantes no livro dos recordes. Maria tem, segundo o Guinness, 114 anos e 313 dias, 48 dias a mais de idade que a anterior recordista, uma mulher identificada como Besse Cooper. O Guinness verificou que Maria nasceu em 9 de julho de 1896 em Carangola, cidade da Zona da Mata mineira, de 30 mil habitantes, onde vive até hoje.

Segundo parentes, o pai dela viveu até os 100 anos. A neta de Maria, Jane Ribeiro Moraes, de 63 anos, disse a um jornal local que sua avó tem o hábito de não se intrometer na vida das outras pessoas e que costuma afirmar que vive muito porque se ocupa de sua própria vida. Craig Glenday, diretor do Guiness, disse que Valentim representa uma façanha inédita para o Brasil.

"Receber a notícia de uma mulher nascida durante o reinado da rainha Vitoria - antes da criação da Ford é algo notável -, mas o fato de ser brasileira deixa a situação ainda mais especial. Nunca se havia recebido uma notificação de longevidade que fosse possível notificar", declarou o diretor.

Maria anda de cadeiras de rodas, mas, tirando isso, sua saúde é boa, disse sua família, que espera que a atenção recebida permita melhorar sua situação econômica. (O Globo)

Nenhum comentário: