sábado, 28 de maio de 2011

Inauguradas novas instalações do Fórum de Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva





Acompanhada de seu antecessor, desembargador Rômulo José Ferreira Nunes, e do presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa), juiz Heyder Tavares da Silva Ferreira, a desembargadora Raimunda Gomes Noronha, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), inaugurou na manhã desta sexta-feira (27) as novas instalações do Fórum Juiz de Direito Célio Rodrigues Cal, na comarca de Parauapebas.

A solenidade contou ainda com as presenças do juiz Everaldo Pantoja e Silva, diretor da repartição; delegado de Polícia Civil, Antonio Miranda Neto; comandante da unidade do Corpo de Bombeiros, major Luiz Cláudio; vice-presidente da Subseção da OAB local, advogado Josenildo dos Santos Silva; promotor de Justiça Danyllo Pompeu Colares; procuradora geral do município de Parauapebas, advogada Quésia Siney Lustosa; magistrados, servidores e jurisdicionados da Comarca de Parauapebas, e outras autoridades.

O evento contou com hasteamento de bandeiras, mensagem espiritual, descerramento de placa inaugural, pronunciamento do diretor de Fórum e da desembargadora, culminando com coquetel oferecido às autoridades e convidados, e visita às novas instalações do órgão.

Em seu discurso, a desembargadora Raimunda Noronha fez questão de ressaltar que as obras de reforma e ampliação do Fórum de Parauapebas foram iniciadas “na operosa gestão de meu querido amigo desembargador Rômulo José Ferreira Nunes, a quem tive a honra de substituir na presidência do egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Pará”.

Referindo-se à obra, a desembargadora revelou que o TJE-PA investiu exatos R$ 1.139.557,00 nos serviços de reconstrução do órgão, que compõe de 1.228,75 m2, representando a ampliação um acréscimo de 387,75 metros quadrados.

Agora, o prédio do Fórum conta com dois pavimentos com dependências para as quatro varas e um juizado especial integrado ao Processo Judicial Digital (Projudi), além de salas disponibilizadas à OAB, Ministério Público e Defensoria Pública.

O salão do júri passou a ter capacidade para 80 pessoas, complementado por carceragem com circulação restrita e custódia de menor, sala secreta, duas salas de testemunhas, sala de reconhecimento e depósito de materiais e armas apreendidos.

Ouvida pela reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, Raimunda Noronha frisou que “a simplicidade desta cerimônia não representa a importância deste momento para o município de Parauapebas. E fiz questão de trazer comigo o artífice desta obra, porque, com ele, o Tribunal de Justiça deu início a um novo tempo de mais efetiva interiorização de suas ações, voltando um olhar mais profundo e decisões mais céleres para a melhoria da prestação jurisdicional nas comarcas fora da capital”.

Aos magistrados e serventuários do Fórum, a presidente do TJE-PA pediu que preservassem o bem púbico e tivessem em mente que de nada adiantarão o conforto, a beleza da construção e os modernos equipamentos, se o principal objetivo, que é o bom atendimento ao cidadão, não for colocado de modo privilegiado e absoluto, no dia a dia do desempenho profissional.

Em rápidas palavras com a reportagem, os juízes Líbio Araujo Moura e Everaldo Silva; o promotor Danyllo Colares, o advogado Josenildo Silva e o cartorário Emilio Augusto de Moraes Gallo elogiaram as novas instalações do Fórum, afirmando que agora a repartição pública fazia jus ao crescimento de Parauapebas. (Waldyr Silva/CT)

Nenhum comentário: