quinta-feira, 19 de maio de 2011

Instituto Tecnológico Vale oferece bolsas para mestrado e doutorado

Fotos: Waldyr Silva
Luiz Mello

Coral formado por crianças estudantes

Autoridades e funcionários da Vale
Ao fazer o lançamento da pedra fundamental do Instituto Tecnológico Vale (ITV), na última segunda-feira (16), em Ourilândia do Norte, o presidente da Vale, Roger Agnelli, revelou que a instituição, cujas unidades já estão sendo construídas nos municípios de Ouro Preto (MG) e São José dos Campos (SP), já distribuiu mais de 100 bolsas de mestrado e doutorado. A unidade de Ouro Preto será dedicada à mineração e a de São José dos Campos à área de energia de baixo carbono.

Recentemente, de acordo com o executivo da Vale, que tem o mandato de diretor-presidente encerrado nesta sexta-feira (20), o Instituto fechou convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para oferecer bolsas de pós-graduação a moçambicanos em universidades brasileiras, além de convênios com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e com a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), da Suíça.

Roger Agnelli estava na solenidade acompanhado de diretores da empresa, do chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Zenaldo Coutinho, prefeitos da região e de outras autoridades e convidados.

“O ITV de Belém, cuja inauguração está prevista para 2013, será um centro de excelência, com referência internacional, que vai projetar a imagem da capital paraense como um grande pólo de ciência e tecnologia brasileiro”, afirma o diretor-presidente do ITV, Luiz Mello.

Ele explica que o projeto do ITV de Belém é assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ganhador, em 2006, do Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Totalmente sustentável, prevendo reuso de água e redução do consumo de energia, o projeto buscou reproduzir as construções ribeirinhas, típicas da Amazônia brasileira.

“Todo o projeto foi submetido ao importante fenômeno das águas que sobem e invadem áreas de floresta às margens do rio. As estruturas de aço ficarão suspensas, numa construção ‘a seco’, e poderão ser transportadas pela estrada já em peças claramente configuradas, industrializadas, sem necessidade de técnicas tradicionais de edificação, envolvendo o consumo de água, pedra e cimento. Suspenso sobre o Rio Guamá, em Belém, o centro vai interferir minimamente no meio ambiente local, respeitando o regime das águas. Com esta implantação, todo o recinto se transformará em um peculiar museu de preservação ambiental”, explica o arquiteto.

Diretor do ITV
O diretor do ITV paraense é o professor Luiz Carlos Silveira, médico formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), doutor em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado em Neurociência na Universidade de Oxford.

Luiz Carlos é professor associado da UFPA, onde fundou o Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular e dirigiu o Núcleo de Medicina Tropical. Tem atuação intensa na comunidade de Ciência e Tecnologia, como membro do Comitê Assessor do CNPq e do Grupo Assessor da Diretoria de Cooperação Internacional da Capes.

Opções de futuro
O Instituto Tecnológico Vale é uma instituição sem fins lucrativos, concebido pela mineradora Vale. Sua missão, de acordo com os diretores, é criar opções de futuro por meio de pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias de forma a expandir o conhecimento e a fronteira dos negócios da empresa de maneira sustentável.

Com a iniciativa, a Vale pretende ampliar a produção de pesquisas científicas e o desenvolvimento econômico de base tecnológica no país, além de gerar e difundir novos conhecimentos para o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e para a cadeia da mineração no Brasil.

Recentemente, o ITV celebrou parceria com as fundações de amparo a pesquisa dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Pará, no valor de R$ 120 milhões, para fomento de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas áreas de mineração, energia, ecoeficiência e biodiversidade e processos ferrosos para siderurgia.

Nenhum comentário: