sexta-feira, 27 de maio de 2011

Gapp+ representa Parauapebas e região em congresso de Aids no PR



De 18 a 21 de maio, aconteceu em Curitiba (PR) o VIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST, IV Congresso Brasileiro de Aids e o I Congresso da Alac-DST/Iusti Latino-América.

O Grupo de Apoio às Pessoas Vhivendo com HIV e Aids e à Prevenção (Gapp+) representou Parauapebas e região com os ativistas Gilvan Silva (presidente), Cleonice Ximendes (vice-presidente), Erinaldo de Morais (diretor deliberativo) e Joddal Simon (coordenador geral).

Cada ativista esteve empenhado nas ações de políticas públicas para pessoas vivendo com HIV, Aids e prevenção, e na articulação com a Unaids, agência de Aids da ONU; Departamento Nacional de Aids e os Estados Unidos.

O Gapp+ fez a inscrição de Parauapebas na Associação Latino-Americano de DST/Aids, que tem como objetivo as discussões e representatividade dentro do cenário da América Latina.

“Dentro de Parauapebas e região, os direitos das pessoas vivendo com HIV e Aids serão mantidos e defendidos nas esferas públicas e privadas”, defende Gilvan Silva.

Em reunião com o setor de prevenção do Departamento Nacional de Aids, a instituição de Parauapebas colocou a cidade na lista de municípios no plano piloto de instalação de máquinas automáticas de distribuição de camisinhas dentro das escolas.

Parauapebas vai ser o primeiro município do Pará a receber as máquinas, mas as escolas a serem contempladas serão feitas através do Núcleo Pedagógico do Gapp+, representado pelos ativistas e educadores Maria Berenice, Socorro Gomes, Rubemarcia e Marcos Gonçalves, que farão reuniões com as escolas a serem escolhidas juntamente com os alunos educadores e pais, construindo uma política de prevenção sólida e continua. “A temática saúde e educação sexual dentro das escolas deve ser lei”, destaca Cleonice Ximendes.

A participação do Gapp+ teve o apoio da Prefeitura de Parauapebas, empresas locais e do Departamento Nacional de Aids do Ministério da Saúde. (Joddal Simon)

Um comentário:

Anônimo disse...

Que trabalho bonito e de muita importancia. Parabens a todos.