terça-feira, 24 de maio de 2011

Caravana da música popular em Parauapebas, Canaã e Marabá

Grupo Charme do Choro

A caravana da música popular apresenta no próximo final de semana shows de artistas de Belém (Mestre Curica e O Charme do Choro) e da região sudeste do Pará (Pablo Belusso, William Barros e Del) nas cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá.

Em Parauapebas, os shows acontecem na próxima sexta-feira (27), na Praça Mahatma Gandhi; em Canaã dos Carajás, no sábado (28), na Praça da Bíblia; e em Marabá, no domingo (29), na orla do rio Tocantins. Esta é a segunda etapa do projeto. Na primeira, em dezembro de 2010, a caravana percorreu as cidades de Capanema, Tucuruí e Paragominas.

NOMES
Nascido em Marituba há 60 anos, Mestre Curica é considerado um dos principais nomes do carimbo paraense, sendo um dos fundadores do Grupo Uirapuru, que acompanhou Mestre Verequete durante décadas. Entre 2003 e 2008, Curica integrou com Mestre Vieira e Aldo Sena o grupo Mestres da Guitarrada, com o qual gravou dois CDs e se apresentou na Alemanha e na França. Em 2008, criou novo grupo, o Guitarradas do Pará, com o qual já gravou dois CDs.

O Charme do Choro é um grupo formado unicamente por mulheres, que se formou na oficina Choro do Pará, realizada em Belém em 2006. O grupo já apresentou os shows "De bem com a vida" (2006) e "De tirar o chapéu" (2010) e participou de recital do violonista erudito Salomão Habib. Depois de tocar em Macapá, no ano passado, O Charme do Choro já tem confirmada nova viagem, desta vez para São Paulo, onde se apresenta no segundo Terruá Pará, no próximo mês de junho.

Pablo Belusso nasceu em Imperatriz (MA) e começou a carreira cantando em festivais em Rondon do Pará. Atualmente, mora em Marabá. Lançou em 2010 seu primeiro CD solo, "Poema urbano", que já vem sendo executado nas rádios de Belém e do sul e sudeste do Pará, além do Paraná, onde esteve no começo do ano. As composições de Pablo Belusso são no estilo pop-rock e têm por tema o cotidiano das grandes cidades, como o amor, as disputas no mercado de trabalho e as dificuldades da vida, algumas das quais inspiradas em fatos vividos pelo artista.

Morador de Parauapebas, Willian Barros é instrumentista, compositor e intérprete, dedicando-se aos estilos rock, MPB e rap. Há 11 anos vem desenvolvendo um trabalho musical no sul do Pará, em cidades como Conceição do Araguaia, Redenção e Xinguara, apresentando-se em festivais de música, bares, escolas e universidades. Tem três CDs gravados.

Del nasceu em Picos, Piauí, e atualmente reside em Canaã dos Carajás. Sua música "Marli" tem sido muito executada na Rádio Arara Azul, em Parauapebas. No período em que morou em Araguaína, Tocantins, Del integrou a Banda Magnatas, com a qual tocou em vários eventos naquele estado. Já participou, como compositor, de diversos festivais da região, como o Festival da Canção de Marabá (Fecam) e o Festival de Música de Parauapebas (Fempa).

O projeto Caravana da Música Popular é uma realização da MM Produções, tendo o patrocínio da Tim, Lei Semear, Governo do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, e o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Parauapebas, Secretaria Municipal da Cultura de Marabá e da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás. (Márcio Macedo/Fábio Gomes/CT)

Nenhum comentário: