sábado, 14 de maio de 2011

Campanha de coleta de sangue

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deslancha neste final de semana campanha de coleta de sangue no Centro de Saúde do Liberdade, Bairro Liberdade, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas deste sábado (14); e no Hospital Yutaka Takeda, em Carajás, das 8 às 12 horas de domingo (15).

De acordo com a coordenação da campanha, qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos, pode doar sangue, desde que esteja bem alimentado e munido de documento de identidade.

Após preencher cadastro, o voluntário passa por uma triagem médica para saber se é apto ou não a doar sangue. Se aprovado, o candidato faz a doação e logo em seguida recebe um lanche para repor as proteínas.

Os coordenadores do evento garantem que doar sangue não dói, não vicia e nem faz mal à saúde. O material é todo descartável, impossibilitando a transmissão de doenças. O organismo repõe rapidamente o sangue doado.

Com o sangue colhido dos voluntários são realizados exames para HIV, HTLV I e II; doença de chagas, sífilis e hepatites, além da definir a tipagem sanguínea do doador. O resultado é enviado para residência do doador em até 30 dias. No caso de alguma alteração na sorologia, o doador é convidado a comparecer no Hemopa para receber as devidas orientações e, se for o caso, encaminhado para tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO
Todo o dia, em toda a parte do mundo, muita gente precisa receber sangue para continuar vivendo. É gente de todas as idades que necessita de sangue numa cirurgia, acidente ou algum tipo de doença.

O sangue, principal responsável pelo funcionamento do organismo, só pode ser produzido pelo próprio organismo humano. Desta maneira, quem precisa de sangue sempre depende de quem doa. Quer dizer: depende exclusivamente do espírito de solidariedade de pessoas saudáveis. (Waldyr Silva/Assessoria da Semsa/Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: