sábado, 9 de abril de 2011

Sem-teto são recebidos pelo prefeito Darci Lermen

Fotos: Zinho Bento

Depois de ocupar durante todo o dia de quarta-feira (6) desta semana as dependências do Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas, reivindicando local digno para morar, um grupo de familiares localizados em áreas impróprias para moradia foi recebido nesta quinta-feira (7) pelo prefeito Darci José Lermen, que na oportunidade prometeu priorizar o atendimento do pleito dos manifestantes.

Durante a ocupação do prédio na quarta-feira, as famílias chegaram a se reunir com o secretário municipal de Habitação, Antonio Pereira Neto, que na oportunidade explicou sobre as dificuldades encontradas para a prefeitura comprar áreas e assentar as famílias que reivindicam moradia.

Não satisfeito com as informações do secretário, o grupo insistiu que queria falar com o prefeito, dizendo que só desocuparia o prédio depois que fosse recebido por Darci Lermen. Foi preciso a intervenção da polícia para acalmar os ânimos dos manifestantes, que só arredaram pé do órgão público com a promessa de que seriam recebidos no dia seguinte pelo chefe do Executivo municipal.

Na reunião com o prefeito, as famílias que exigem área para morar foram acompanhadas dos vereadores Faisal Salmen, Antonio Massud, Francisângela Resende e José Adelson, que fazem oposição à administração municipal.

Durante os debates, o prefeito Darci Lermen ficou boa parte da reunião calado, sem pronunciar uma só palavra, enquanto vereadores e membros da comitiva de sem-teto “soltavam os cachorros” contra o gestor municipal, exigindo imediata solução dos problemas apresentados pelas famílias.

Depois de ouvir calado todo tipo de reclamação, Darci Lermen ratificou sobre a dificuldade para adquirir área para assentar todas as famílias que construíram barracos em locais de risco, mas que tem boa intenção em resolver o problema, em médio prazo.

Por fim, ficou acertado entre prefeito, vereadores e integrantes das famílias sem-teto que o gestor municipal vai disponibilizar tempo em sua agenda para, daqui para frente, receber em todas as quartas-feiras, às 9 horas da manhã, uma comitiva das famílias para dar informes sobre a situação de assentamento dos moradores em área de risco, que são Riacho Doce, Chácara da Lua, Morro do Chapéu.

Para as mais de 60 famílias vítimas de enchente que até hoje se encontram alojadas num barracão, Darci Lermen informou que a prefeitura tem um limite para atender essas pessoas, mas que vai buscar uma solução para resolver esta situação.

No final da reunião, comitiva e vereadores se solidarizaram com o prefeito, a maioria pedindo para ser fotografada com Darci Lermen, numa demonstração de que o gestor municipal tem muito jogo de cintura para tentar solucionar problemas com diplomacia. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: