terça-feira, 5 de abril de 2011

Justiça adia julgamento de Vavá Mutran para 9 de junho

Marcado para a próxima quinta-feira (7), foi adiado para o dia 9 de junho o julgamento do fazendeiro Oswaldo dos Reis Mutran (foto), ex-deputado estadual, conhecido por Vavá Mutran, que responde pelo assassinato do menino David Ferreira de Abreu, de 8 anos de idade.
O crime ocorreu em 2002, na cidade de Marabá, mas este julgamento será realizado na capital paraense, para diminuir a possibilidade de influência do poder econômico e político da família Mutran sobre o resultado.
No primeiro júri popular realizado na Comarca de Marabá, em agosto de 2005, Vavá Mutran foi absolvido. O Ministério Público do Estado (MPE) recorreu e conseguiu anular a sentença, convencendo a Justiça a realizar novo julgamento, desta vez, em Belém. A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) fará a assistência de acusação.
O crime
O menino David jogava bola no terreno que ficava atrás da residência de Vavá Mutran, no Bairro Km 7, e foi morto com um tiro na cabeça, no dia 4 de dezembro de 2002. O acusado foi preso horas depois do crime. A denúncia apresentada pelo MPE sustentou que o assassinato foi testemunhado por pessoas que contaram ter visto o acusado, inclusive, chutar a vítima quando ela já estava caída no chão. À época, a população local chegou a depredar a residência de Vavá Mutran, que nega o crime.
Quando era deputado estadual, Vavá teve seu mandato cassado e foi condenado a dez anos de prisão pelo assassinato de um fiscal da Fazenda do Estado. O servidor havia autuado um carregamento de gado do fazendeiro transportado sem documentação. Mutran cumpriu parte da pena e foi solto pela Justiça.
A família Mutran é a maior exportadora de castanha-do-pará do país e dona de diversas fazendas nas regiões sul e sudeste do Pará. Ela já foi multada pelo Ministério do Trabalho pela comprovação e reincidência de trabalho escravo em suas fazendas.
Vavá Mutran é o patriarca da família de Marabá que também tem grande inserção política na região. É pai de Nagib Mutran Neto, que foi prefeito da cidade. Hoje é vereador, presidente da Câmara Municipal. Em janeiro de 2011, ele assumiu interinamente a prefeitura. É sogro da ex-deputada estadual Cristina Mutran. (Erika Morhy – assessora de imprensa SDDH)

Nenhum comentário: