sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cartorário denuncia falsificação de documentos na cidade

É grande a quantidade de documentos falsificados dos mais variados tipos circulando na cidade de Parauapebas.
A denúncia foi feita à reportagem da Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS na última terça-feira (5) por Alexandre dos Santos Pontes Júnior (foto), gerente geral do cartório do 1º Ofício Extrajudicial no município.

De acordo com o cartorário, os documentos mais falsificados que as pessoas tentam autenticar ou reconhecer assinatura em cartório são diplomas e certificados de conclusão de cursos; documentos de veículos, como transferências e recibos; carta de anuência em protesto, contratos de compra e venda de imóveis, entre outros.

Para identificar e coibir esse tipo de crime, o cartório teve que investir na preparação de uma equipe de funcionários, com treinamentos específicos dentro e fora do município de Parauapebas. A equipe já vem atuando na repartição pública, evitando que o cartório passe batido e venha a dar fé pública para um documento que seja falso.

Segundo explica Alexandre Pontes Júnior, no momento em que a equipe de funcionários desconfia da originalidade de um documento, este é analisado minuciosamente numa sala à parte, fora da presença do cliente. Caso se confirme a adulteração, o portador do documento é comunicado, o documento é retido e o caso é comunicado à polícia, que por sua vez toma as devidas providências.

Indagado sobre o índice de acerto na verificação da certificação do documento, mesmo sem querer dar detalhes sobre o equipamento verificador, por uma questão de estratégia, Alexandre Pontes Júnior respondeu que o sistema utilizado neste serviço apresenta margem de 100% de acerto.

O gerente do cartório alerta às pessoas que costumam ir a cartórios para reconhecer e autenticar documentos que fiquem atentas na hora de fechar algum negócio ou quando receber diplomas e certificados de conclusão de cursos, consultando se essas instituições ou empresas são idôneas e se o documento é verdadeiro, para não passar por constrangimento no cartório na hora de reconhecer assinatura do documento. (WS/CT)

2 comentários:

Anônimo disse...

Diante do que vimos acontecer até agora nessa parceria entre coomigasp e colossus não é de duvidar em nada que o Sr Gesse Simões , tenha um plano em mente , diabólico sinistro e tenebroso , de querer comer os míseros 25% que restou para nós garimpeiros . Ele é incompetente estelionatário profissional basta verificar o seu diploma do 2° grau na secretaria de educação de São Luiz M.a ,como já foi verificado e comprovado , que ele fabricou , comprou , ou falsificou o seu certificado . Se conhece á arvore é pelos frutos que ela produz , isto e mais algumas coisas ocorridas ao longos desses anos na sua gestão . Coloca á credibilidade da agasp em xeque mais uma vez. H á agasp brasil foi seu avalista desde sua campanha para presidente da coomigasp até á assinatura do mega contrato com a collosus favorecendo-a em 75%. Não da para ter outra interpretação, pelo fato da coomigasp até hoje não existir um projeto de distribuição dos direitos dos garimpeiros , se é por Cotas, ou se é por Ações . e divulgado para seus sócios .é um mistério cercado desconfiança e de duvidas .... obrigado pelo precioso espaço gostaria ver este relato divulgado ...

Carlos Cesar Cerqueira disse...

Gessé Simões Presidente da COOMIGASP em entrevista com Laercio Ribeiro ,jornalista,editor da revista foco ,reporter e redator do jornal opnião,onde ele está esnobando que gastou 2 milhões de reais para realizar assembleia que no fundo da verdade so serviu pra beneficiar a Colossus ,toda a sociedade garimpeira sabe que COOMIGASp não tem e nunca teve condições finaceiras para bancar tal farra ,o jeito foi tirar do bolso do garimpeiro 24% dos seus direitos,feito em coluium e marketing da agasp brasil cujo o seu presidente Toni Duarte se diz jornalista "A Liberdade de Imprensa é um princípio fundamental na Democracia, mas o seu mau uso pode ocasionar danos à honra, à imagem e à vida privada de inocentes. As vítimas desses abusos merecem a devida reparação. "isso é uma vergonha a nossa esperença está em Deus e no ministerio publico federal.



DOIS MILHÕES POR UMA ASSEMBLEIA
É quase impossível acreditar, mas o presidente da Coomigasp, Gessé Simões, garante que gasta mais de 2 milhões de reais - isso mesmo: a bagatela de dois milhões - em cada assembleia geral realizada com os garimpeiros. E ele diz isso com a maior naturalidade, sem dar o menor sinal de preocupação com o alto custo.
Segundo Gessé, a Coomigasp arca com o transporte dos garimpeiros até o local da assembleia. “Só ônibus, a gente contrata uma faixa de quatrocentos pra bancar o garimpeiro que quer vir, seja do Pará, do Maranhão, do Piauí; de todo lugar”, justifica Gessé. E acrescenta: “Trinta mil pessoas, meu irmão, não é fácil, não”.

"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White