quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aicop reúne associados e comemora Dia do Jornalista

Fotos: Bariloche Silva


A diretoria da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) reuniu dezenas de membros da entidade na noite do último sábado (9), no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviço de Parauapebas (Acip), para comemorar o Dia do Jornalista, que transcorreu no dia 7 do corrente.

O encontro reuniu profissionais de imprensa que militam no município nos mais variados tipos de veículos de comunicação, como jornal impresso, televisão, rádio, revista, blog, site e assessoria de imprensa.

Na oportunidade, o presidente da Aicop, jornalista Waldyr Silva (correspondente do jornal Correio do Tocantins na Sucursal de Parauapebas), agradeceu a presença dos repórteres, discorreu sobre a importância do fortalecimento da categoria, por meio da entidade que representa os profissionais de comunicação; e apresentou propostas para serem discutidas nas próximas reuniões, visando a realização de workshop, seminário ou audiência pública com temas sobre problemas que a população enfrenta no dia a dia. Essas atividades seriam realizadas a partir do próximo mês.

O tesoureiro da entidade, Deicharles Damascena (assessor de comunicação da Semas), enfatizou que agora, quando a Aicop toma outro rumo na elaboração e concretização de suas ações, chegou o momento de todos os associados arregaçar as mangas, pagar as mensalidades em dia e colaborar para que todos os projetos da associação sejam efetivamente concretizados, entre estes o “Troféu Imprensa”, o “Garota Imprensa” e a aquisição de terreno para construção de sede própria da entidade, temas bastante discutidos entre os associados, mas sem nenhuma ação concreta, pelo menos por enquanto.

Por sua vez, a jornalista e assistente social Francinete Cruz (assessora de comunicação da Apae) lamentou que nas últimas comemorações de datas importantes da comunicação os membros da Aicop tenham se limitado apenas a momentos festivos, sem refletir para o papel social que o jornalista deve exercer, mas que naquele momento, na festa de comemoração do Dia do Jornalista, ela via essa situação mudar, com a categoria se voltando para organizar seminários, workshop, audiências públicas e outras ações pertinentes aos problemas enfrentados pela sociedade. Francinete se comprometeu em fortalecer as ações da Aicop.

Vicente Reis (editor do Carajás o Jornal) também se colocou à disposição da entidade, prometendo colaborar com sugestões e na realização de eventos que enriqueçam o conhecimento dos associados e estes publiquem informações que a população não tenha acesso no seu dia a dia.

Os repórteres Francesco Costa (O Regional), Valter Barreto (Boca no Trombone), Bariloche Silva (Pebinha de Açúcar), Adriany Santos (TV Record) e Andrei Santos (TV Record) também usaram a palavra para fazer algumas críticas com relação às poucas atividades realizadas pela associação, mas também se colocando à disposição da diretoria para deslanchar ações que beneficiem a categoria e também a comunidade.

No final das palestras, foi servido um lauto coquetel aos presentes, num momento de grande descontração em comemoração ao Dia do Jornalista, com sorteio de vários brindes. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: