terça-feira, 12 de abril de 2011

Agasp Brasil instala núcleo da entidade em Curionópolis

Fotos: Agência Bateia
Desenlace da fita inaugural

Diretores e convidados no interior da nova sede

Com as presenças de autoridades, empresários, lideranças garimpeiras e de convidados, a direção da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada (Agasp Brasil) instalou na última sexta-feira (8) um núcleo da entidade na sede do município de Curionópolis.

Os representantes de cooperativas como Coomigasp, Coomic, Coomisp e outras; poder público municipal e lideranças eclesiásticas, fortaleceram a luta da Agasp Brasil no município de Curionópolis, que hoje concentra o maior projeto de mineração tocado pela Coomigasp em parceria com a empresa Colossus Minerals, para onde se dirigem aproximadamente 15 mil garimpeiros em assembleias ordinárias e extraordinárias várias vezes por ano.

Temas importantes que fazem parte da luta dos garimpeiros foram fortalecidos no evento por todos os que fizeram uso da palavra. Toni Duarte, presidente da Agasp, informou que acabara de fazer a contratação de um corpo jurídico que fará acompanhamento aos garimpeiros que precisarem de assessoria jurídica nas demandas que envolvem interesse dos associados das diversas cooperativas existentes no município de Curionópolis, tendo como titular o advogado Edivarley Rodrigues.

O presidente da Agasp informou que uma das principais bandeiras de luta da associação atualmente é o projeto de lei que trata da aposentadoria do garimpeiro e suas sugestões aos parlamentares na busca de aprovação do projeto.

“A comissão que trata do assunto não havia encontrado os recursos que seriam destinados a essa demanda, mas sugerimos um percentual dos royalties da mineração, que está sendo estudado pela Comissão de Tributação e Finanças do Congresso Nacional”, complementa Toni Duarte.

Darci Lindenmayer, diretor da Colossus, frisou a importância da Agasp em defesa dos garimpeiros e lembrou que a atividade de forma desordenada deixou para traz o passivo social sofrido pelos que resistiram ao tempo na espera de soluções, que, segundo ele, só começou a ser possível a partir da organização de associações e cooperativas, que levaram ao povo garimpeiro o conhecimento dos seus direitos e a persistência na busca pelos mesmos.

“Somente com a união dos próprios garimpeiros é possível dar norteamento às áreas que outrora foram grandes garimpos e hoje se tornaram em cenários de desolação, como foi com Serra Pelada, que hoje vive um novo tempo”, declarou o diretor.

O presidente da Coomigasp, Gessé Simão, fez menção ao bom relacionamento das entidades e as conquistas da classe garimpeira, lembrando que a Agasp tem grande participação em suas realizações frente à cooperativa.

Raimundo Lopes, presidente da Coomic, falou da importância da Agasp Brasil para sua cooperativa, destacando como excelente estratégia a criação do setor jurídico para a comunidade garimpeira.

Após os discursos, os convidados deixaram a Lanchonete Amazonas e seguiram para a sede do núcleo da entidade, onde foi descerrada a fita inaugural e por fim puderam conhecer as instalações que ficarão à disposição dos garimpeiros. (Waldyr Silva, com informações da Agência Bateia)

Nenhum comentário: