sábado, 12 de março de 2011

Encontro da Mulher de Parauapebas inicia na próxima sexta-feira

Joelma Leite
Inicia no próximo dia 18 (sexta-feira), e vai até o dia 26, o XXI Encontro da Mulher de Parauapebas. Apresentando este ano o tema "A mulher por trás das letras – desvendando as heroínas da literatura brasileira", as equipes envolvidas na realização do evento prometem resgatar a história de célebres personagens, muitas brincadeiras, gincanas, desafios e atividades desportivas.

Em anos anteriores, o encontro encerrava tradicionalmente em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mas como este ano o carnaval caiu justamente no dia 8, a organização do evento decidiu adiar o evento para o período de 18 a 26 de março.

Ouvida pela reportagem na manhã desta sexta-feira (11), a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Joelma de Moura Leite, responsável pela organização do encontro, informou que este ano as seis equipes que disputam títulos nas atividades representam personagens da literatura brasileira, heroínas retratadas por escritores renomados, como “Lucíola”, “Helena”, “Iracema”, “Diva”, “A Moreninha” e “Senhora”.

Representadas em cores, as mulheres do distrito Daliu, que usam a cor rosa, homenageiam “Lucíola”; do distrito Darv, na cor verde, “Helena”; Da Paz, azul, “Diva”; Dacin, vermelha, “Senhora”; distrito Zona Rural, na cor lilás, “Iracema”; e distrito Dacal, de branco, que homenageia “A Moreninha”.

Essas personagens representam mulheres fortes, e suas histórias, mesmo escritas há tanto tempo, retratam os assuntos e conflitos vividos pelas mulheres de hoje, temas atuais que trazem a busca pela igualdade, a luta contra o preconceito e a visão discriminatória da sociedade excludente. Enfim, trazem à tona a mulher como guardiã de valores, que ama os demais, além de outros sentimentos vividos por elas em todas as épocas.

Além da acirrada disputa das equipes na busca do cumprimento das tarefas sugeridas nas gincanas, Joelma Leite destaca no evento a posse das mulheres integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher como mais um órgão de proteção e defesa da mulher em Parauapebas.

Outra novidade anunciada pela secretária é que este ano a marcha das mulheres vai trocar os carros alegóricos motorizados por carroças alegóricas puxadas por animais, “porque este meio de transporte nos remota para os séculos 19 e 20, quando as mulheres daquela época, com toda dificuldade, já superavam desafios”.

As inscrições para participar das equipes, que já estão sendo feitas na recepção da Secretaria Municipal da Mulher, localizada no Centro Administrativa, prédio da prefeitura, encerram na próxima terça-feira (15).

PROGRAMAÇÃO
Dia 18 (sexta-feira)
17 horas: Abertura do Encontro (Centro
Administrativo)
18 horas: III Seminário das Mulheres de Parauapebas (Centro Administrativo)
19h30: Posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Dias 19 e 20 (sábado e domingo)
8 horas: Olimpíadas da Mulher, nas modalidades futsal, handebol, voleibol, xadrez, truque, sinuca e caratê (ginásio poliesportivo)
Dia 24 (quinta-feira)
16 horas: Marcha das Mulheres de Parauapebas (saída do ginásio poliesportivo para a Praça de Eventos)
19 horas, na Praça de Eventos: Abertura oficial do encontro, com pronunciamentos; Apresentação dos jurados; Tarefa 1: Grito de Paz; Tarefa 2: Coral gospel; Show gospel com a dupla Daniel e Samuel
Dia 25 (sexta-feira)
19 horas, na Praça de Eventos: Tarefa 1: Apresentação teatral; Tarefa 2: Dando a maior bandeira (apresentação de uma bandeira que represente a equipe); Tarefa 3: Surpresa relâmpago; Show com artistas locais
Dia 26 (sábado)
16 horas, no estádio Rosenão: Jogo beneficente
19 horas, na Praça de Eventos: Tarefa 1: Clube da Luluzinha (desfile); Tarefa 2: Apresentação de dança; Tarefa 3: Surpresa relâmpago; Premiação das equipes; Show nacional com Negritude Júnior (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: