quarta-feira, 9 de março de 2011

Deputado propõe frente em defesa dos atingidos por barragens

Brasília - O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) quer a criação da Frente Parlamentar em defesa dos atingidos pela produção de energia elétrica no país, “principalmente os atingidos por barragens”. “Estamos colhendo assinaturas para a constituição dessa Frente. São quase 1 milhão de brasileiros que passaram da condição de pobres para a condição de miseráveis por conta da produção de energia no país. Isso é uma injustiça”, afirmou Dutra.
Na avaliação do parlamentar, “não é justo que alguns brasileiros vivam no conforto de ter energia elétrica à custa do sofrimento, da dor e da fome de milhares de brasileiros que vivem da pesca, das vazantes e do extrativismo”. As empresas que produzem energia elétrica, de acordo com Domingos Dutra, usam o patrimônio do Brasil e vendem a energia a preços classificados por ele como “absurdos”.

“O filé do capitalismo brasileiro é a construção de barragens para a produção de energia elétrica. Essas empresas, boa parte delas estrangeiras, recebem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com prazo de 30 anos para pagar e uma série de incentivos tributários; usam um rio que é patrimônio da Nação brasileira; produzem energia para vender a todos nós a preços absurdos. E ainda maltratam e exploram milhares de brasileiros que vivem às margens dos rios, à custa da água dos rios”, ressaltou o parlamentar.

Não é justo, acrescentou o petista, “que o povo brasileiro tenha que subsidiar essas empresas com juros baixos e com tempo enorme para o pagamento. Depois, o governo ainda tem que arranjar terra para ribeirinho e comida para pescador, porque essas empresas não cumprem as condicionantes assinadas com o Ibama e com o Ministério do Meio Ambiente”, disse Domingos Dutra.

Nenhum comentário: