terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Prefeito de Eldorado faz balanço de obras no aniversário da cidade














O prefeito de Eldorado do Carajás, Genival Diniz Gonçalves, popularmente conhecido por “Genival do PT”, comemorou no último final de semana os 19 anos de emancipação político-administrativa do município, mostrando o que ele fez em prol da comunidade nestes quase dois anos de mandato.
A data de aniversário do município ocorreu nesta segunda-feira, dia 13, mas a festa maior oferecida pelo prefeito ao povo ocorreu no final de semana, com a realização de um grande evento sobre produção de mel no município, sessão solene na Câmara Municipal, com prestação de contas do prefeito Genival e entrega de títulos de cidadão eldoradense a várias pessoas e personalidades, e show musical em praça pública com a dupla sertaneja Gino e Geno, quando “Genival do PT” mais uma vez enumerou as obras desenvolvidas em prol da comunidade nestes dois anos de mandato, quando foi aplaudido de pé por mais de 20 mil pessoas que se encontravam na praça.
O show musical, que contou com as presenças dos deputados Zé Geraldo (federal) e Bernadete ten Caten (estadual), além de vereadores locais e outras autoridades, terminou por volta das 2h30 da madrugada de domingo (12).
O deputado Zé Geraldo entregou ao prefeito Genival Diniz cópia de emenda garantindo para o próximo ano a construção de um estádio de futebol em Eldorado do Carajás.
Ao relatar as obras executadas na metade de seu mandato, o prefeito de Eldorado fazia questão de comparar os 16 anos de administração dos gestores anteriores com apenas dois anos de sua gestão, mostrando a diferença em termo de benefício proporcionado para a população.
TITULAÇÃO E ENERGIA
Dentre esta diferença, Genival Diniz lembrou que nas gestões anteriores nenhum dos 4 prefeitos que administraram o município teve a iniciativa de registrar em cartório a titulação de lotes urbanos, proporcionando à população o título definitivo dos terrenos onde os habitantes edificaram sua moradia. No sábado (12), em praça pública, o prefeito entregou de graça os primeiros títulos definitivos de lotes urbanos a várias famílias.
Outro bem exemplificado pelo gestor municipal que ele fez para a comunidade foi a colocação de energia elétrica no Bairro Abaeté, onde por muitos anos os moradores daquele logradouro penavam por falta de serviço de primeira necessidade.
Segundo o prefeito, outro bairro que vem recebendo luz elétrica é o Setor 1, cujas obras de instalação de rede elétrica já se encontras bastante adiantadas e em breve a comunidade vai contar também com esse bem tão esperado.
Além dos bairros Abaeté e Setor 1, receberam energia elétrica também as comunidades rurais de Betel, Tancredo Neves, Limão, Nossa Senhora das Graças, Piranha e Gameleira, além da implantação de iluminação pública na zona urbana do município.
SAÚDE
“Genival do PT” revelou também que, preocupado com a saúde da população que mora do Bairro Km 100, construiu banheiros em 324 residências, uma vez que os sanitários construídos nessas casas eram de péssima qualidade. “Me senti bastante emocionado quando uma senhora de 70 anos me revelou que nunca tinha feito necessidades fisiológicas em vaso sanitário de louça”, frisou.
O prefeito anunciou ainda que reformou o centro comunitário para transformá-lo em posto de saúde da família, revitalizou todos os postos de saúde existentes no município, adquiriu duas ambulâncias, uma delas do Samu; e atualmente está adequando o hospital municipal para contar com 60 leitos.
EDUCAÇÃO
Na área de educação, o prefeito de Eldorado do Carajás disse que construiu uma escola modelo no Assentamento 17 de Abril, na zona rural, para abrigar 1.500 alunos, com todas as salas de aula refrigeradas, laboratório, biblioteca, área de recreação, sala de professores e para reunião, entre outras repartições.
Ainda no setor de educação, Genival Diniz construiu uma escola no Setor 1, no Km 100; seis salas de aula na escola Francilândia e reformou totalmente a escola Ogilvanisa Moura, dotando todas as salas de aula com ar condicionado, aumentando com maior produtividade nos aprendizado dos alunos.
“Lembro que quando eu lecionava na escola Ogilvanisa Moura era um calor enorme, fato que deixava os estudantes impacientes, entrando e saindo das salas de aula, com pouca produtividade escolar”, lembrou o prefeito, ratificando que hoje quem passa naquela escola dá a impressão de que não há nenhum aluno estudando, tal é o silêncio.
Outro avanço em sua gestão ainda na área de educação foi a distribuição gratuita de 10.500 kits escolares para estudantes da rede pública municipal de ensino, a construção de quadras poliesportivas cobertas e sem coberturas e aquisição de quatro ônibus escolar e de duas mil carteiras.
INFRAESTRUTURA
Com relação à infraestrutura do município, “Genival do PT” informou que sua administração pavimentou centenas de quilômetros de estradas vicinais nos PAs (projetos de assentamento) Água Fria (24 km), Gameleira (65 km), Eldorado (40 km), Nossa Senhora das Graças (43 km), Itauba e São João (34 km), 17 de Abril (12 km), Boca do Lago (39 km), Castanheira (20 km), Bamerindus (25 km) e Pinheirinho (17 km).
O gestor municipal revelou ainda ter feito abertura de ruas na Vila Lourival Santana e construído 62 pontes na zona rural e duas no Bairro Bom Jardim, zona urbana da cidade; construção de 83 casas populares, drenagem e construção de meio-fio em vários bairros, campo de futebol no PA 17 de Abril, implantação de fábrica de bloquete, ofertando cerca de 30 empregos; pavimentação de 8 quilômetros de asfalto e bloquete; reforma do prédio da prefeitura e da Secretaria Municipal de Promoção Social; construção do parque de exposição agropecuária, em parceria com sindicato rural, entre outras obras.
AQUISIÇÃO DE BENS
No que tange à aquisição de bens duráveis nestes dois anos de mandato, o prefeito Genival Diniz enfatizou que adquiriu quatro motos e duas viaturas e cedeu para a Polícia Militar, quatro patrulhas agrícolas para preparo de terra e doadas a trabalhadores rurais, duas motos para Secretaria Municipal de Saúde, quatro para a Secretaria de Administração e duas para a Secretaria de Assistência Social.
Foi adquirida ainda, segundo revelou o prefeito, uma patrulha mecanizada composta por patrol, caçamba, trator e pá-carregadeira.
ÁREA SOCIAL
Por último, “Genival do PT” informa que seu governo investiu R$ 300 mil em crédito para empreendedorismo, ampliou o número de famílias beneficiadas com o programa Bolsa-Família de 3 mil para 4 mil, beneficiou 150 jovens no programa Bolsa-Trabalho, com ajuda de custo mensal de R$ 70,00 para cada um, contemplou 400 jovens pelo ProJovem Urbano, doou 1.500 cestas básicas para famílias carentes, atendeu cerca de 5 mil pessoas na Semana as Cidadania, com a emissão de documentos a prestação de serviço social, reformulou o plano de carreira, cargo e remuneração dos servidores municipais, em ter outras ações.
HISTÓRICO
Genival Diniz chegou a Eldorado do Carajás em 20 de maio de 1996, com o objetivo de realizar as santas missões populares da igreja católica e amenizar a angústia e a sensação de violência e impunidade que havia ficado no coração do povo eldoradense logo após o massacre da Curva do "S".
A partir de 1997, Genival ingressou na carreira de professor de 1ª à 4ª série na escola Marcos Freire, localizada na Vila Pedra Furada, onde batalhou por dois anos, exercendo cumulativamente as atividades de trabalhador rural.
Ainda em 1997, foi convidado para fazer parte de uma chapa que concorria à diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintep), quando foi eleito coordenador da entidade no município e iniciou uma grande luta em defesa da classe de profissionais em educação, conseguindo muitas conquistas.
Entre os anos 1999 e 2003, Genival Diniz passou por várias perseguições políticas, em virtude de não aceitar o abuso de poder e a corrupção desenfreada de governantes municipais desse período.
Foi assessor do deputado federal Zé Geraldo e depois de prefeito do Partido dos Trabalhadores da região. Fez parte também da coordenação de campanha da então candidata a governadora Ana Júlia Carepa e posteriormente assessor da governadora.
Em 2008, concorreu à Prefeitura de Eldorado Carajás, saindo vitorioso, mesmo enfrentando gigantes políticos, e agora vem mudando os rumos do município, fazendo uma administração que vem agradando a grande maioria da população. (Jornal Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: