terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Homem armado reage à prisão, mata soldado e é executado




Adilson Bida

Ao ser abordado por uma guarnição da Polícia Militar, composta pelo sargento Carlos e o soldado Moreira, o indivíduo Adilson Barbosa da Rocha, conhecido por “Bida”, 39 anos e natural de Santo Estevão (BA), surpreendeu os PMs, disparando dois tiros contra o soldado Moreira com uma pistola 380 e em seguida foi alvejado pelo sargento Carlos.

O primeiro tiro contra o policial acertou no colete à prova de balas, mas o segundo atingiu mortalmente o PM, abaixo de um dos braços, com o balote transfixando o coração da vítima. Os dois tiveram morte instantânea.

O duplo homicídio ocorreu por volta das 19h30 do último domingo (26), em um bar localizado na Vila Paulo Fonteles, zona rural do município de Marabá.

Ainda consternado com a morte do soldado Moreira, o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, major Juniso Honorato, explicou à reportagem que sargento Carlos e soldado Moreira, ambos lotados na Vila Garimpo das Pedras, receberam denúncia dando conta que um homem se encontrava armado ingerindo bebida alcoólica com duas mulheres na Vila Paulo Fonteles, localizada a poucos quilômetros de Garimpo das Pedras, depois de ter estourado a bala os pneus de um veículo.

Na vila, os dois policiais avistaram o suposto homem que estaria armado, sentado na cadeira de uma mesa com as mãos sobre as pernas. Ao ser ordenado a colocar as mãos para cima e receber voz de prisão, o homem, posteriormente identificado como Adilson Barbosa da Rocha, conhecido por “Bida”, surpreendeu os policiais, tirou a arma que se encontrava sob as pernas e disparou contra os PMs, acertando dois tiros no soldado Moreira, que faleceu no local.

Ainda baleado, o soldado Moreira chegou a acertar um tiro em “Bida”, que em seguida foi atingido mortalmente pelo sargento Carlos, sentado na cadeira do bar. Os corpos das duas vítimas foram encaminhas para Parauapebas e posteriormente ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Marabá, para exame de necropsia.

EXPERIENTE
Segundo informou o comandante da PM em Parauapebas, o soldado Moreira servia a corporação há 5 anos, era um policial bastante experiente, foi integrante do Grupo Tático da Polícia Militar e ultimamente, por causa de uma sequela em uma das pernas, desligou-se do Tático e estava lotado no posto policial da Vila Garimpo das Pedras, localizada a cerca de 80 quilômetros do centro de Parauapebas.

Major Juniso Honorato disse lamentar as duas mortes ocorridas no confronto, e que, após a liberação pelo IML, o corpo do militar seria transladado para Belém, onde ia ser velado e enterrado por membros da família da vítima nesta terça-feira (28).

“Vamos fazer uma homenagem póstuma ao nosso colega aqui no quartel de Parauapebas, pois ele morreu no exercício de seu dever, defendendo a comunidade, numa tentativa de confortar a esposa dele, que está recebendo apoio da assistência social da Polícia Militar, e para dar o último adeus ao soldado”, informou o comandante. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: