sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Euzébio Rodrigues volta a presidir Câmara Municipal de Parauapebas

Fotos: Abcom
Vereador Euzébio Rodrigues


Odilon Rocha, Euzébio Rodrigues, Faisal Salmen e Adelson Fernandes
Depois de muita negociação, adiamento e especulação em torno do nome do novo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, finalmente o vereador Euzébio Rodrigues (PT) foi eleito na manhã desta quinta-feira (23) como o novo mandatário da Mesa Diretora do Legislativo para o exercício de 2011.

Os demais integrantes da nova diretoria da Câmara Municipal são os vereadores Faisal Salmen (PSDB), como vice-presidente; Odilon Rocha (PMDB), primeiro secretário; e Adelson Fernandes (PDT), segundo secretário.

A eleição da nova Mesa Diretora foi envolta de muita expectativa por parte da comunidade, inclusive com quebra de acordo mantido entre os vereadores em janeiro de 2009.

Pelo acordo selado entre os parlamentares no início da atual legislatura, em 2009 o presidente da Casa de Leis seria Euzébio Rodrigues (PT); em 2010, o vereador José Adelson (PDT); em 2011, Antonio Massud (PTB); e em 2012, o vereador José Alves (PT).

Pelo fato de Antonio Massud ter saído candidato a deputado federal nas eleições deste ano e ter pedido votos para candidatos de seu partido, o PDT, mesmo sendo aliado ao governo municipal, tendo inclusive secretaria municipal sob seu comando, Massud foi considerado “traidor” pelo grupo da administração, e por isso não teria votos do grupo do prefeito para se eleger presidente da Câmara, vindo o acordo a ser quebrado.

Com a retirada de Antonio Massud do páreo na disputa pela presidência do Legislativo local, surgiram os nomes dos vereadores petistas Euzébio Rodrigues e José Alves para concorrer ao cargo.

A eleição foi primeiramente marcada para a sessão ordinária da Câmara do dia 14. Depois, para dia 21 e 22 e, finalmente, para a sessão extraordinária desta quinta-feira (23), quando finalmente ocorreu o pleito, com a ausência dos vereadores Antonio Massud e Francisângela Resende.

À reportagem do CORREIO, o vereador Euzébio Rodrigues, que já presidiu a Mesa Diretora em 2009, declarou que vai reassumir o comando do Poder Legislativo com a responsabilidade redobrada, em virtude da realização de concurso público para efetivação de servidores públicos no quadro da Câmara Municipal, que ocorrerá no início do ano que vem, e a construção do novo prédio da Casa de Leis, cuja obra deve ser concluída em meados do ano de 2012.

Por sua vez, o atual presidente da Câmara, vereador Adelson Fernandes, que deixa o cargo no próximo dia 31, destacou alguns serviços desenvolvidos em sua gestão, como o lançamento da pedra fundamental para início da construção do novo prédio do Legislativo, as sessões itinerantes, a abertura de inscrição para realização do concurso público, entre outras ações. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: