quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Delegados condenados no Pará por prender menina com homens

Cinco delegados foram condenados pela Justiça acusados de envolvimento no caso da adolescente de 15 anos que ficou presa com 23 homens na delegacia de Abaetetuba, no Pará. O caso aconteceu em 2007 e teve repercussão nacional. Durante os 20 dias em que ficou presa, a menor foi violentada sexualmente pelos demais detentos.

A condenação aconteceu na última sexta-feira (17), mas os réus ainda não foram notificados. Flávia Monteiro Pereira, que estava de plantão no dia, foi condenada a cinco anos de prisão. Já os delegados Antonio Fernando Botelho da Cunha, Celso Iran Cordovil Viana, Rodolfo Fernando Valle Gonçalves e Danielle Bentes da Silva foram condenados a quatro anos.

Todos terão de cumprir prisão em regime fechado. A Associação dos Delegados de Polícia Civil vai recorrer da decisão, alegando que os acusados não tiveram direito à ampla defesa.

"Cada um deveria ter um julgamento isolado pela conduta que praticou, e não de forma generalizada. A responsabilidade sobre a guarda de presos é do sistema penitenciário, e não da Polícia Civil", declarou Ione Coelho, vice-presidente da associação. (O Globo)

Nenhum comentário: