quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Publicações on-line sobre problemas na Amazônia

O extrativismo mineral é uma das atividades da Amazônia. Ela é indutora de uma série de problemas ambientais, sociais, econômicos e culturais. A rede Fórum Carajás acabou de lançar uma revista que aglutina artigos de professores e ativistas sobre o tema nos estados do Pará e Maranhão.

A revista pode ser baixada no blog http://rogerioalmeidafuro.blogspot.com/. A iniciativa é do organizador da publicação, Rogério Almeida.

Ainda sobre mineração, há uma publicação direcionada para a saúde do trabalhador nas fábricas de alumínio. Mais três publicações podem ser acessadas no mesmo blog.

A dissertação de mestrado do autor sobre territorialização do campesinato no sudeste do Pará, pesquisa laureada com o Prêmio Naea/UFPA/2008. A pesquisa recupera o processo de luta camponesa na região de Carajás.

O livro “Pororoca pequena: marolinhas sobre a(s) Amazônia(s) de cá” reúne trabalhos sobre temáticas amazônicas. O professor Jean Hébette apresenta a obra.

Outra obra trata da experiência em agroecologia realizada no Baixo Tocantins, Pará, junto a camponeses e pescadores. A Ong Apacc é o animador do processo. (Rogério Almeida)

Nenhum comentário: