terça-feira, 23 de novembro de 2010

Policiais militares são homenageados com medalhas

Fotos: Waldyr Silva

Tropa a postos


Major Juniso Silva


Homenageado recebendo medalha

A governadora Ana Júlia Carepa assinou decreto homenageando 27 soldados e oficiais do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas com medalhas pelo reconhecimento de bons serviços prestados à corporação nos últimos 10 e 20 anos, sem nenhum tipo de punição.

Os 27 policiais militares homenageados receberam as comendas na manhã do último sábado (20) no quartel da Polícia Militar em Parauapebas, por ocasião de comemoração do aniversário de 17 anos do batalhão no município, em solenidade que teve como mestre de cerimônia o capitão PM Miranda.

Após a entrega e afixação das medalhas na lapela dos agraciados por colegas de farda e familiares dos homenageados, houve torneio esportivo no quartel e depois churrasco para a tropa em homenagem aos 17 anos do batalhão, num momento de confraternização entre os presentes.

Segundo o major PM Juniso Honorato e Silva, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, o quartel hoje conta com um efetivo de apenas 127 policiais militares para atender os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, muito aquém do necessário, pois, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), precisaria de cerca de dois mil policiais para atender a contento a população desses quatro municípios.

“Estamos com 50 novos alunos se formando no quartel, que estarão atendendo à comunidade desses municípios a partir de julho do próximo ano”, revelou major PM Juniso Silva, que presidiu a solenidade de entrega das comendas aos PMs homenageados.

HISTÓRICO
O quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar foi inaugurado em Parauapebas no dia 28 de agosto de 1986, construído pela então Cia. Vale do Rio Doce, por meio de convênio com o Governo do Estado, destinado a abrigar uma companhia orgânica do 4º BPM de Marabá.

Através de portaria, o comando geral da Polícia Militar no Estado destacou a 3ª Companhia do 4º BPM, instalando-a no quartel em Parauapebas. No dia 27 de outubro de 1993, foi criada a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar, denominada 10ª Cipoma, tornando-se a primeira subunidade da PM voltada para a preservação, conservação e proteção do meio ambiente, tendo como primeiro comandante o então capitão PM Luís Brito dos Santos e comandante geral à época o coronel PM Cleto José Bastos da Fonseca.

Finalmente, considerando a necessidade de ampliar a operacionalidade da polícia com ações nos 143 municípios paraenses, a 10ª Cipoma foi extinta pelo decreto estadual nº 2.362, de 31 de julho de 2006, sendo transformada em 23º Batalhão de Polícia Militar, atualmente comandado pelo major PM Juniso Honorato e Silva. (Waldyr Silva, Jornal Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: