terça-feira, 2 de novembro de 2010

Milhares de fiéis acompanham Círio de Nazaré em Parauapebas

Fotos: Ronaldo Modesto e Waldyr Silva






Cerca de 3 mil pessoas acompanharam a procissão do Círio de Nazaré em Parauapebas, no início da noite do último sábado (30), numa romaria que saiu do Bairro da Paz, passou pelo Rio Verde, União e chegou no Bairro Cidade Nova, onde ocorreu missa ao ar livre, em frente à Igreja de São Sebastião.
Diferente dos tradicionais círios que ocorrem no Estado do Pará, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas teve início no dia 24/11, com a realização de pequenas procissões em 25 igrejas católicas dentro dos pólos definidos pela paróquia no município, culminando com a procissão maior no último sábado (30), com caminhada dos fiéis segurando a corda ou simplesmente adorando a imagem da santa que foi transportada em berlinda.
Durante a procissão, pôde-se observar que os promesseiros não se sacrificavam tanto para acompanhar a romaria segurando na corda, a exemplo de outras localidades como Belém e cidades do interior do Pará. Um fato atribuído pela organização da festa religiosa de não haver muito sufoco de fiéis na corda foi o horário da realização da procissão, que foi no início da noite, quando o clima se encontra ameno.
Não foi registrada também grande presença de romeiros carregando objetos como modelo de casa, tijolo ou peça de gesso ou outro tipo de material que representasse alguma parte do corpo, em agradecimento à graça alcançada.
Ao longo do percurso da procissão, vários carros de som e trio elétrico retransmitiam os cânticos produzidos por padres e demais organizadores da festa, com repetições de “Viva Nossa Senhora de Nazaré!”, que eram respondidas em coro pelos milhares de católicos que seguiam a santa, conduzindo velas acesas.
No percurso da romaria, algumas famílias e estabelecimentos comerciais prestaram homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, improvisando pequenos altares com decoração e imagem da santa padroeira dos paraenses. Nestes pontos, os padres faziam uma breve parada da procissão e agradeciam a homenagem.
Ao chegar à Praça Mahatma Gandhi, Bairro Cidade Nova, ao lado da igreja de São Sebastião, a berlinda com a imagem da santa foi colocada em ponto estratégico, próxima ao altar improvisado, e foi realizada missa campal, concelebrada pelos padres Luiz Weber e outros da região, com a presença especial do bispo diocesano de Marabá, dom José Foralosso.
Após a missa, por volta das 22 horas, a organização do círio apresentou aos fiéis um show pirotécnico que chamou a atenção de quem se encontrava por ali, com reflexo de muita luz colorida produzido pela queima dos fogos de artifícios.
HORÁRIO DO CÍRIO
Consultado pela reportagem por que em Parauapebas o círio ocorre num sábado à noite, e não num domingo pela manhã, como acontece tradicionalmente nos municípios paraenses, dom José Foralosso, bispo diocesano de Marabá, respondeu que isso ocorre porque a cidade conta com muita gente de outros estados brasileiros, com culturas diferentes, mas que a comunidade católica vem aprovando o horário da realização do círio no município.
“Neste Círio, em Parauapebas, estamos realizando a profecia de Maria, que disse que ‘toda geração será proclamada como bem-aventurada, porque grandes coisas fez em mim todo o poderoso’. Neste momento, somos também uma destas santas gerações que ao longo de vinte séculos proclamamos Maria bem-aventurada, pelas grandes obras que Deus operou nela, mãe do salvador cheia de graças, bem-vinda entre todas as mulheres, que nos foi dada como mãe pelo próprio Jesus, e fomos dados a ela como filhos como o próprio Jesus. Estamos vivenciando tudo isto, graças a Deus”, declarou a autoridade católica.
Este ano, o VI Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas trouxe o tema “Maria, exemplo de serviço e missão”, e o lema “Abençoada seja Parauapebas, Maria de Nazaré, nossa força e nossa fé”. (Waldyr Silva, no Jornal Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: