sábado, 18 de setembro de 2010

Polícia impede sequestro de gerente do Banco do Brasil

Fotos: Ronaldo Modesto

Valdomiro Pereira


Rafael Silva


Magno Oliveira


Capitão Gledson
A Polícia Militar prendeu no final da manhã desta sexta-feira (17), em Parauapebas, três homens acusados de tentar sequestrar a gerente da agência do Banco do Brasil em Curionópolis, Cláudia Márcia Marques Santana, 43 anos, divorciada, Rua C nº 157, Cidade Nova, Parauapebas. Os acusados presos são Magno Rodrigues de Oliveira (36 anos, assentamento 1º de Março, Marabá), Rafael Correia da Silva e Valdomiro Costa Pereira (Assentamento 17 de Abril, Eldorado do Carajás).
De acordo com depoimento de Cláudia Santana prestado à polícia, ao sair de casa por volta da 9 horas da manhã, em Parauapebas, para partir rumo a Curionópolis, onde trabalha como gerente do BB, ela foi avisada por funcionário de um lava-jato que ficasse esperta, porque tinha um homem perguntando por ela, dizendo que a gerente havia marcado com ele pra recebê-lo. “A senhora trabalha em banco e é melhor pedir uma escolta”, teria alertado o funcionário.
A depoente disse ter sido informada também que o sujeito andava acompanhado de outros dois indivíduos num Gol preto. Ato contínuo, a gerente solicitou ao funcionário do lava-jato que fechasse o portão da garagem dela e estacionou o veículo nas proximidades da residência, noutro quarteirão, e ligou para a polícia.
Nesse momento, segundo ainda Cláudia Santana, ela foi informada pelo funcionário que o indivíduo surgiu novamente perto da casa dela. A polícia chegou num bar, abordou e prendeu Magno Rodrigues de Oliveira, a pessoa que há três meses estivera na casa da gerente. Horas depois, em Curionópolis, num posto de combustível, a polícia prendeu Rafael Correia da Silva e Valdomiro Costa Pereira, com uma arma de fogo.
HÁ TRÊS MESES
Ainda no depoimento, a gerente revelou que numa tarde de domingo, há cerca de 3 meses, quando se encontrava descansando em sua residência, em Parauapebas, um sujeito tocou a campainha e pediu para falar com ela sobre um eventual depósito em dinheiro que desejava fazer no BB.
Ao desconhecido, disse ter respondido que não poderia abrir o portão, temendo alguma represália física. O homem informou que a irmã da bancária havia informado o endereço dela, e que estava de posse da importância de R$ 150 mil para depositar.
Com a insistência, a bancária resolveu conversar com o homem no portão da residência, durante cinco minutos. Ouviu dele que o dinheiro era proveniente da venda de uma propriedade rural na vila Palmares e que no dia seguinte chegaria ao banco para depositar. O indivíduo não compareceu à agência bancária para depositar a suposta importância em dinheiro. Com a prisão, ela reconheceu Magno Rodrigues de Oliveira como sendo o homem que estivera em sua casa.
CAPITÃO GLEDSON
À reportagem, capitão PM Gledson Melo dos Santos informou que se encontrava em Curionópolis por volta das 10h30 de sexta-feira (17), quando recebeu um telefonema de Cláudia Santana, dando conta que um Gol preto havia passado três vezes em frente de sua residência, em Parauapebas, e vizinhos informavam que um dos condutores do veículo perguntou três vezes por ela.
Diante da informação, cap. Gledson entrou imediatamente em contato com o comandante da PM em Parauapebas, major Juniso, e este determinou que uma guarnição verificasse a situação. Ao chegar ao local, no bairro Cidade Nova, a guarnição, composta pelo sargento Batista e soldado Nogueira, efetuou a prisão de Magno Rodrigues de Oliveira, identificado mais tarde como sendo o homem que havia insistido em saber se a gerente havia saído de casa.
O oficial da PM se deslocou para a saída da cidade de Curionópolis, no intuito de montar barreira e abordar condutores de veículos com as características semelhantes do Gol. No local, observou um Gol preto estacionado sob o teto de um posto de combustível situado na saída da cidade. Em seguida, localizou o condutor do veículo, identificado por Valdomiro Costa Pereira, que afirmou ser funcionário da Prefeitura de Eldorado do Carajás, e que estava em companhia do amigo Rafael Silva, aguardando o pecuarista e empresário Rafael Saldanha. Após a confirmação de que era funcionário da prefeitura e a documentação do carro estava em dia, Valdomiro foi liberado.
Minutos depois, ainda na barreira, cap. Gledson recebeu ligação do ten. Júlio perguntando se havia localizado o veículo, quando foi informado da prisão de Magno em Parauapebas.
Imediatamente, a polícia abordou novamente, prendeu Rafael e Valdomiro, e os conduziu para Parauapebas, onde se encontram à disposição da justiça.
Segundo o oficial da PM, o trio estava fazendo levantamento sobre horário de chegada e saída da gerente, para posterior sequestro, retirada de dinheiro da agência e liberação da vítima. Foi encontrado um revólver calibre 38 no veículo, embaixo do banco de passageiro.
NEGATIVA
Na delegacia, Magno Oliveira negou que tenho participação na tentativa de sequestro, porém, revelou que cumpriu pena no Crama por assalto e estava em liberdade. “Não conheço o Valdomiro. É a primeira vez que estou vendo ele. O Rafael eu já vi duas vezes”, disse à reportagem.
Valdomiro Pereira, por sua vez, confessou que faz parte da coordenação do MST no Pará. “Eu vinha de Eldorado para Parauapebas, para participar de uma reunião, dei carona para um rapaz e quando cheguei em Curionópolis a polícia parou o carro e disse que ele era um sequestrador, aí fui detido junto com ele, mas não devo nada”, declarou, dizendo que conhece muito pouco o Rafael. Valdomiro revelou que, além do MST, trabalha também na coordenação da campanha de uma deputada estadual. Matéria veiculada na edição deste sábado (18) no Jornal Correio do Tocantins

Um comentário:

Anônimo disse...

Good Afternoon

This post was interesting, how long did it take you to write?