terça-feira, 21 de setembro de 2010

Filme gay brasileiro chama atenção na mostra de filmes LGBTS

Belém - Uma mostra de filmes diferente para todo tipo de gente. É assim o evento que abre oficialmente a programação da semana da diversidade da 9ª parada do orgulho de ser LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Belém.

Cinco filmes com temática sobre a diversidade sexual compõem a oitava versão da mostra, organizada pelo Grupo Homossexual do Pará.

A mostra teve início nesta terça-feira (21) e vai até o próximo sábado (25), véspera da Parada, na Estação Gazômetro e faz parte da Caravana Cinema Arco-íris, resultado dos editais de cultura LGBT do programa Pará Faz Cultura da Secult.

Com um público cativo todos os anos, a organização do evento espera contar com cerca de 5 mil pessoas. O ingresso custa apenas R$ 3,00 e tem como finalidade contribuir com os custos da 9ª Parada.

O Brasil está representado pelo longa "Do começo ao fim", de Aluizio Abranches, que trata da polêmica relação entre dois meio-irmãos, um dos filmes mais esperados pela comunidade LGBT, que será exibido nesta quarta-feira (22).

A mostra conta também com os filmes "As damas de ferro (terça-feira), baseado em história real de time de vôlei que participa de campeonato nacional, sendo que a maioria dos jogadores é gay ou transexual; "3 lados do amor" (quinta-feira), um nada convencional triângulo amoroso; "Tiresia" (sexta-feira), história do transexual brasileiro que vive com seu irmão se prostituindo nos subúrbios de Paris; e, por fim, "Milk Drama biográfico sobre Harvey Milk", primeiro candidato gay oficialmente eleito no estado da Califórnia.

Para Beto Paes, organizador do evento, a mostra é focada na temática homo/transexual, mas é aberta a todos que queiram conhecer sobre essa temática tão rica. “Nosso objetivo é mostrar a cultura LGBT e como os filmes podem ajudar a diminuir o preconceito, por isso todos são bem vindos”, declarou.

Na mostra também ocorrerá a exposição da campanha DIGA NÃO À HOMOFOBIA, com estande para adesão à campanha e mural de fotos.

PARADA
Pela segunda vez, a Parada do Orgulho LGBT de Belém terá as eleições políticas como tema. “Vote pela cidadania: Diga não à homofobia” foi o mote escolhido pela coordenação do evento e que irá nortear toda a campanha desenvolvida para a 9ª edição, que será realizada dia 26 de setembro, uma semana antes das eleições do primeiro turno. O objetivo é aproveitar o ano eleitoral para chamar a atenção à necessidade de nomear candidatos comprometidos com os direitos da população LGBT.

O tema tem como finalidade propor à sociedade que votar corretamente é defender a cidadania plena de todos os indivíduos. Sendo assim, candidatos homofóbicos, além de disseminar o ódio, não estão preparados para representar a diversidade e democracia.

“Não estamos fazendo campanha para candidato A ou B e sim defendendo o voto consciente. Votar pela cidadania plena é votar em candidatos comprometidos com a luta contra a homofobia e a favor da promoção da cidadania LGBT”, disse um dos coordenadores da Parada, Eduardo Benigno, representante da ONG GHP (Grupo Homossexual do Pará).

Os ativistas lembram que a opção por questões políticas sempre esteve presente na Parada. A decisão de assumir uma posição de ação direta política, explica Benigno, foi tomada após o movimento perceber que a população LGBT continuava, apesar das inúmeras campanhas, a sofrer preconceito e violência.

De acordo com os organizadores, em 2009, 198 pessoas foram mortas no país em razão da opção sexual. A intenção agora é mostrar a força do grupo na escolha dos próximos governantes.

A Parada do Orgulho LGBT de Belém é a quinta maior do país e este ano espera subir no ranking, pois aguarda bater o recorde de 1 milhão de pessoas, público estimado pela polícia militar no ano passado.

Contatos: (91) 8141-9047 (Eduardo Benigno) / 8228-1556 (Beto Paes)

Links para imagens e sinopses dos filmes
http://www.imagemfilmes.com.br/imagemfilmes/principal/filme.aspx?filme=103122&titulo=3-lados-do-amor
http://www.webcine.com.br/filmessi/tiresia.htm
http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=21203
http://cinema10.com.br/filme/do-comeco-ao-fim
http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=4026

Nenhum comentário: