terça-feira, 22 de junho de 2010

Vale inicia obras da Alpa

Marabá - A Vale inicia oficialmente nesta terça-feira, 22 de junho, as obras para a construção da Aços Laminados do Pará (Alpa), em Marabá. Antiga aspiração do povo paraense, a usina siderúrgica está localizada no Distrito Industrial de Marabá, no Pará, e terá capacidade anual de produção de 2,5 milhões de toneladas de placas.

A Alpa recebeu a Licença Prévia (LP) em 31 de março deste ano. Já a Licença de Instalação (LI), que permite o início da primeira etapa da obra, a terraplenagem, foi liberada na última terça-feira, dia 15. A entrada em operação da usina (alto forno, aciaria e laminação) está prevista para o final de 2013.

A usina siderúrgica tem investimento estimado em R$ 5,8 bilhões e geração de 16 mil empregos na fase de implantação. Na operação deverão ser mais 5.300 empregos diretos e outros 16 mil indiretos.

A Alpa é um investimento 100% da Vale e promete trazer vantagens competitivas para o Estado do Pará, uma vez que agregará ainda mais valor ao minério de ferro extraído das minas de Carajás, no município de Parauapebas (PA).

Em novembro de 2009, a Vale e Aço Cearense assinaram memorando de entendimentos para implantação das linhas de laminação da Alpa: bobinas a quente (710 mil toneladas ano), bobinas a frio (450 mil toneladas ano) e galvanizados (150 mil toneladas ano).

Além da usina siderúrgica para produzir placas e aços laminados, o empreendimento compreende um sistema totalmente integrado: a construção de um acesso ferroviário para receber o minério de ferro de Carajás; e a construção de um terminal fluvial no rio Tocantins para receber o carvão mineral e fazer o escoamento da produção siderúrgica até o Terminal Portuário de Vila do Conde, em Barcarena (PA). Além de atender à produção da siderúrgica, a futura hidrovia deverá servir a outras atividades socioeconômicas da região. Matéria completa aqui.

Nenhum comentário: