terça-feira, 8 de junho de 2010

Estudante é espancada na saída de escola na zona rural

Marabá - Quem deveria ensinar o melhor caminho a seguir aos alunos está sendo acusada de participar de uma sessão de espancamento, tendo como vítima uma aluna de 16 anos da escola municipal de ensino fundamental Professor Raimundo Gomes, da Vila Brejo do Meio, distante cerca de 40 quilômetros do centro de Marabá.

A jovem de 16 anos pode ter sido vítima do que se convencionou chamar de bulling (veja box), que numa linguagem mais acessível acontece quando um estudante é agredido fisica, ou verbalmente, por mais de uma pessoa.

Segundo o pai da estudante, colono José Pereira de Sousa Filho, o "José Filho", a agressão aconteceu em meados do mês de maio, tendo como envolvidas uma estudante de 14 anos e a professora Juliana Teixeira de Oliveira.

A filha dele, segundo contou, teria sido alvo de xingamentos por parte da professora, que teria dito em alto e bom som para que todos os alunos da classe ouvisse que iria acertar as contas com uma “rapariguinha” quando saísse da sala de aula.

Ao término da aula, no final da tarde, dito e feito: a menor de 14 anos e a professora partiram para as agressões contra a filha dele. A professora teria desferido alguns socos e pontapés, a ponto de a filha dele ter sofrido vários hematomas no rosto e pescoço.

Dias após a agressão, conta o colono, a filha dele ficou sem ir pra aula, tendo em vista que estava traumatizada. O caso foi registrado na polícia e recentemente a adolescente retornou às aulas, após inúmeros aconselhamentos.

José Filho cobra providências por parte da Secretaria Municipal de Educação, pois disse ser inadmissível que a professora continue dando aulas na vila, pois, devido a postura dela, outros alunos podem também sofrer agressão física.

Por sua vez, o secretário municipal de Educação, Ney Callandrini, informou que tomou conhecimento do caso e determinou que uma equipe da Semed fosse até Brejo do Meio para levantar o que de fato aconteceu e no futuro tomar alguma providência no sentido de punir, ou não, a professora por conta da suposta agressão.

Bulling
Bulling é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

Também existem as vítimas agressoras, ou autores alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bulling pela turma. (Edinaldo Sousa)

Nenhum comentário: