sábado, 15 de maio de 2010

Uma pessoa é assassinada a cada dois dias em Marabá

Marabá - A escalada da violência ganha cada vez mais contornos assustadores. Em Marabá, a cada dois dias uma pessoa é assassinada. Até a última quinta-feira (13) havia sido registrados 92 homicídios, segundo dados de fonte segura ligada ao sistema de segurança pública.

Destes homicídios, 80 foram registrados na 21ª Seccional, enquanto que na Delegacia Distrital da Cidade Nova foram registrados 12 homicídios, além de 5 tentativas de homicídios e outras 12 tentativas na 21ª Seccional Urbana.

Se a violência continuar nesta mesma escalada, Marabá deve fechar o ano com mais de 500 homicídios. Considerando que a população do município de 200 mil habitantes, este índice representa 0,25% que serão tombados violentamente.

As estatísticas comprovam que a grande maioria dessas vítimas é formada por jovens de até 24 anos, tanto que Marabá figurou recentemente como a segunda cidade mais violenta do país, envolvendo jovens na faixa etária de 15 a 24 anos.

Um dos casos mais emblemáticos registrados no município envolveu a morte do menor Osmar da Silva Arruda, o Bebê, morto estraçalhado nos trilhos da Estrada de Ferro, em Marabá, em março deste ano.

A maioria dos homicídios envolvendo os jovens, segundo outra fonte, tem ligação com o tráfico de drogas.

Outros - De outra parte, os crimes envolvendo roubos e furtos desafiam a polícia e causam prejuízos à sociedade. Até quinta-feira (13) foram registrados em Marabá 1.487, sendo que 998 na 21ª Seccional Urbana e 489 na Delegacia Distrital da Cidade Nova. Vale lembrar que a grande maioria é roubo de motos.

Pra se ter uma ideia, pelo menos uma moto é roubada por dia em Marabá. A última prisão de ladrões de moto, efetuada pela Polícia Militar, aconteceu há três semanas. (Edinaldo Sousa)

5 comentários:

Anônimo disse...

Waldyr,
Os numeros, estão completamente errados, e a fonte, que repassou os dados ao Jornalista Edinaldo, com certeza, não é confiável.
Dr. Miguel Cunha Filho

Anônimo disse...

Tentar minimizar o problema da segurança pública, definitivamente não é a saída. O aconselhável seria estruturar melhor a Divisão de Homicídios de Marabá para que os policiais tivessem mais condições de investigar os crimes como mais eficácia. Com o pouco material humano ainda fazem muito. A respeito da fonte é segura sim e ademais não tenho mais idade para ser irresponsável, ou leviano a ponto de produzir matéria fabricando números, ou com base em boatos, valeu, Edinaldo Sousa

Anônimo disse...

Waldyr,
Mantenho, a afirmação de que os números, estão errados, e que a fonte, não é confiável, uma vez que com certeza, não sabe diferenciar Homicidio, de Suicidio, Latrocinio, e não trabalha no setor de estatistica da Policia civil.Ademais, quem conheceu os recursos humanos de Marabá, a dois anos atrás, sabe, que houve aumento de material humano,e ainda esse ano, vamos aumentar ainda mais. é bom lembrar ainda, que em Marabá, sequer existia uma Divisão de homicidios. A determinação, é continuar investindo na Policia Civil de Marabá.
Dr. Miguel Cunha Filho

Anônimo disse...

Edinaldo,
Não é bem assim, uma vez que você, é um daqueles jornalista, que foram em uma Aeronave do banqueiro Daniel Dantas, até uma das fazendas do mesmo, e inventaram, aquela história, que tinham sidos mantidos em Carcere Privado, e depois, descobriu-se que era mentira. Vamos aprender, a fazer um Jornalismo, responsável e ético.
Paulo Souza Silva.
Sociologo

Anônimo disse...

Aqui em Marabá (desculpa pela palavra) tá fod..., já chegaram a roubar 4 motos num só dia, fora as bocas de fumo que tem pela cidade, resta a polícia investigar e descobrir pra onde estas motos estão indo, pq aqui na cidade elas não estão. E sobre esse cara que diz que os números tão errados, que dane-se ele, aqui ninguém é cego e até um cego consegue ver que 'marabala' está cada dia mais violenta.