terça-feira, 4 de maio de 2010

Petistas protestam contra troca de manchetes da Folha de S.Paulo



Brasília Parlamentares da bancada petista na Câmara dos Deputados manifestaram indignação com “mais uma tentativa” do jornal Folha de S.Paulo de tentar acobertar as falhas da gestão do PSDB no estado.

Na edição impressa do jornal do último sábado (1º), apenas os leitores do Estado de São Paulo tiveram acesso à notícia alarmante de que a taxa de homicídio na capital paulista cresceu 23% no primeiro trimestre do ano, último período da gestão do governador José Serra. Isso porque, na edição que circulou no restante do país, o jornal trocou a manchete principal, optando por destacar notícia desfavorável ao Governo Lula.

No jornal que circulou nos outros 25 estados e no Distrito Federal, a manchete principal tratou do aumento de gastos do governo federal frente à arrecadação de impostos. A edição impressa que circulou fora de São Paulo tinha duas páginas a menos.

“Isso é muito grave. Estamos falando da capital mais importante economicamente do país. Estamos em um ano político. Estão vendendo algo que não existe, que é a imagem do Serra (ex-governador José Serra) como bonzinho, omitindo informações para os leitores dos demais estados”, denunciou o deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP), surpreso com a artimanha do jornal.

De acordo com o parlamentar, a atitude do jornal é mais uma iniciativa da imprensa golpista do país. “O jornalismo tem que resguardar os fatos, mas, infelizmente, não é assim que tem ocorrido. A Folha é um dos jornais que mais cobram do poder público e da justiça brasileira a manutenção dos direitos da imprensa. Agora, temos que cobrar deles o direito de informar corretamente”, reclamou.

O crescente índice de violência em São Paulo, segundo o parlamentar, é um dado fundamental para o país, já que o governador José Serra (PSDB) é um dos principais candidatos à sucessão presidencial. “Outro dia li uma reportagem onde José Serra falava em criar um Ministério da Segurança. Ele não consegue controlar nem uma secretaria, quanto mais um ministério”, discordou.

Golpe – A postura do jornal, na avaliação do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), é apenas uma pequena demonstração da “pseudodemocracia” da imprensa brasileira. “Agora somos todos Serra”, ironizou o parlamentar. “A Folha pertence ao PIG (Partido da Imprensa Golpista). Mas não há de ser nada, o povo brasileiro é sábio e vai votar na Dilma”, afirmou.

Homicídios – Após nove anos em queda, a capital paulista voltou a enfrentar um aumento do número de homicídios no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2009. A capital registrou um crescimento de 23% na taxa de homicídios. No total, foram mortas 376 pessoas nesse período, mais de quatro por dia. Foram 1.224 homicídios em todo o estado, alta de 7%. (Fonte: Informes)

Nenhum comentário: