quinta-feira, 18 de março de 2010

Sábado será dedicado à água no Parque Zoobotânico de Carajás

O Parque Zoobotânico Vale (PZV), em Carajás, município de Parauapebas, realiza uma programação especial para comemorar a Semana da Água, no próximo sábado (20), no período das 9 às 15 horas.

A partir de uma parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi, os visitantes serão convidados a refletir sobre o uso sustentável dos recursos hídricos e a responsabilidade de todos nesse processo.

Entre as várias atividades, alunos e professores da Ufra despertarão a consciência ambiental do público, a partir de uma dinâmica bem diferente: o Circuito das Águas. A atividade consiste em um passeio por três ambientes, cada um oferecendo uma experiência complementar. Na Sala Sensorial, por exemplo, os visitantes serão convidados a vendar os olhos e apurar os sentidos, ouvindo sons de cachoeiras, enquanto, relaxados, receberão informações sobre a escassez da água no mundo. De lá, os participantes seguem para a Sala Informativa, onde conhecerão o ciclo da água, técnicas de tratamento e a importância desse recurso para a vida no planeta.

Voluntários Vale também foram convidados para apresentar as boas práticas realizadas no município que contribuem com a preservação ambiental.

Outra atividade transformará o jardim do parque em um rio artificial, que servirá de base para uma ação simbólica de despoluição de sua margem e leito. Para sensibilizar o público de que a água também serve de moradia para vários seres vivos, o orquidário do PZV irá expor peixes, tartarugas e outros habitantes dos rios da região.

Ao final do circuito, os visitantes conhecerão as orquídeas e vão receber informações sobre essas plantas de beleza rara, que dependem de um equilíbrio hídrico muito sensível para sobreviverem.

Educação rima com diversão

Toda a programação do Parque Zoobotânico Vale terá o reforço do Museu Paraense Emílio Goeldi, que levará ao PZV seu Carro da Atitude, uma biblioteca ambulante com um rico acervo de livros sobre meio ambiente, que o público poderá folhear confortavelmente em um espaço para leitura ao ar livre. A equipe do Museu também disponibilizará kits educativos com jogos de temática ambiental que vão divertir e educar pais e filhos. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale)

Nenhum comentário: