segunda-feira, 8 de março de 2010

Projovem oferece oportunidades para adolescentes de 15 a 17 anos

Deicharles Damascena


Um programa do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, o ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado em setembro de 2007 pela presidência da República.

O Projovem Adolescente integra serviços e transferência de renda, exigindo esforço de integração de todos os gestores municipais, estaduais e federal. O objetivo é fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais.

A Secretaria Municipal e Assistência Social (Semas) é o órgão responsável pelo programa em Parauapebas, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Esporte e Lazer. Serão várias oficinas oferecidas aos adolescentes, como orientação profissional, passeios, cultura, arte, esporte, ética, cidadania, desafios, oficinas, grupos socioeducativos e muito mais. Uma boa oportunidade para jovens de 15 a 17 anos.

O público-alvo do Projovem são os adolescente, que são selecionados dentre as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (2/3), jovens em situação de risco, independentemente de renda, encaminhado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar ou Ministério Público, egressos ou sob medida de proteção, sob medida socioeducativa, em meio aberto ou de internação ou semiliberdade, egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) ou de Programa de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual.

A segurança de convívio e promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Favorece o protagonismo dos jovens. Tem como pilares a matricialidade sócio-familiar e territorialidade da oferta. O serviço deve ser ofertado no território de abrangência do Cras e a ele referenciado.

O trabalho com famílias dos jovens será de responsabilidade dos técnicos do Cras, assim como o acompanhamento de famílias em descumprimento das condicionalidades do Bolsa Família.
Inscrições vão até a próxima sexta-feira (12 de março), no Cras do bairro Altamira, rua Bartolomeu, quadra especial, bairro Betânia; no Cras do Rio Verde, rua 10 de Maio, quadra especial, bairro Rio Verde, próximo à escola Paulo Fonteles de Lima; no Cras no Primavera, rua 4 nº 106, bairro Primavera; e no Ginásio Poliesportivo. Serão 21 turmas, preenchendo 525 vagas.
Os pais na hora que forem fazer a inscrição devem levar documento de identidade do adolescente, declaração escolar, cartão do Bolsa Família (se for escrito no bolsa) e inscrever o adolescente para participar das oficinas.

As aulas serão iniciadas no dia 15 de março, no Cras do Complexo Altamira, do Primavera, Cras do Rio Verde, no Ginásio Poliesportivo, Projeto Esperança, Complexo Esportivo e na Palmares Sul.

Projovem, uma boa oportunidade para jovens de 15 a 17 anos que querem fazer teatro, dança de vários tipos, esporte de várias modalidades como boxe, jiu-jítsu, capoeira e muito mais. Uma excelente oportunidade para você, jovem, mudar sua vida. (Deicharles Damascena)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu queria participar do Projovem, mas quase 18 anos.