sábado, 6 de março de 2010

Parauapebas terá unidade do Samu

A deputada federal Bel Mesquita (PMDB-PA) faz pedido ao Ministério da Saúde para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Parauapebas. A parlamentar argumentou na indicação que, a exemplo de inúmeros outros municípios paraenses, Parauapebas enfrenta sérios problemas no atendimento à saúde da população, especialmente no que tange aos serviços de socorro em casos de emergência.

“O Samu atenderá reivindicação da população e entendo que o serviço reduzirá o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro urgente”, justifica Bel Mesquita.

Inúmeras são as vantagens propiciadas com a aquisição do Samu, a exemplo da organização do atendimento de urgência no pronto-atendimento, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família (PSF); criação de retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências, entre outros.

O Samu é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. Com o Samu, o número de óbitos tem sido reduzido, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde.

O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. (Line Cássia)

Nenhum comentário: