quinta-feira, 18 de março de 2010

Ibope: diferença entre Serra e Dilma diminui de 21 para 5 pontos

Brasília - Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) sobre as intenções de voto para presidente da República aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece com 6%.

A diferença entre o governador e a ministra diminuiu de 21 pontos percentuais, no levantamento anterior, divulgado no início de dezembro, para 5 pontos. Em dezembro, Serra aparecia com 38% das intenções de voto, contra 17% de Dilma Rousseff, 13% de Ciro Gomes e 6% de Marina Silva.

Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado federal Fernando Ferro (PE), o resultado revela a consistência da candidatura de Dilma Rousseff e seu potencial de crescimento. “Mas a pesquisa como tendência não pode ser recebida com ufanismo ou clima de já ganhou. Agora, é lógico que isso anima muito a nossa caminhada, porque mostra uma estabilização ou declínio do adversário e uma ascensão da nossa candidata”, afirmou.

Na avaliação do deputado Ferro, o mais positivo da pesquisa é que ela é sustentada na consulta sobre o governo Lula. “O que percebemos com a pesquisa é que a população brasileira apoia o nosso governo de forma esmagadora. Isso é um dado positivo que se soma a perspectiva de ascendência da nossa candidata”, ressaltou.

Para o líder do PT, é preciso administrar esse crescimento com competência. “Precisamos evitar tumultos nessa área e, sem sombra de dúvida, consolidar a candidatura para que ela inicie a disputa eleitoral em um processo de crescimento e com boas perspectivas de vitória”, acrescentou.

Na análise do deputado José Genoino (PT-SP), vice-líder da bancada, a tendência é essa diferença diminuir e chegar a um empate na próxima pesquisa. Depois, segundo Genoino, Dilma deve ultrapassar Serra. “O nosso caminho está certo. Temos que ser humildes e trabalhar firme. É dessa forma que vamos continuar militantes na pré-campanha 'Dilma Presidente'”, afirmou. (Fonte: Informes PT)

Nenhum comentário: