terça-feira, 30 de março de 2010

Encerradas atividades da 14ª Semana da Árvore

Uma cidade mais verde e mais bonita foi a proposta da 14ª Semana da Árvore de Parauapebas, que teve suas atividades encerradas na última sexta-feira (26/03), com a apresentação dos resultados do projeto Igarapé Ilha do Coco, formatura dos Jovens Ambientalistas 2009 e apresentação da nova turma.

Com o tema “Preserve ou ficará só na lembrança”, a 14ª Semana da Árvore mobilizou centenas de voluntários no plantio de mudas nas margens dos igarapés Ilha do Coco e “Bueiro”, este último localizado nas proximidades da entrada da vila Palmares I. Ao todo, foram plantadas mais de 1.500 mudas na cidade e doadas mais outras mil.

Na solenidade de encerramento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, revelou a satisfação dos resultados alcançados na semana. “Encerramos as atividades da 14ª Semana da Árvore com a satisfação de estar cumprindo a nossa missão. Com a participação da população, plantamos mais de 1.500 mudas e, através do 'Projeto Adote uma Árvore', doamos mais outras mil. Até iniciar as atividades da Semana de Meio Ambiente, que comemoramos em junho, a Semma irá continuar plantando”, declarou.

Para Milton Zimmer, que esteve na cerimônia de encerramento da semana, a responsabilidade ambiental é uma tarefa do dia-a-dia, em que é fundamental a mobilização de todos. “A prefeitura está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo na área de meio ambiente. Conciliar desenvolvimento com qualidade ambiental é uma meta que avança com o processo de capacitação, como este do Programa Jovem Ambientalista”, destacou o ex-secretário municipal de Fazenda.

O chefe da Floresta de Carajás, Frederico Drummond, disse que a importância da Semana da Árvore se dá pelo fato de ser um momento de debate e de reflexão. “Num contexto ambiental degradado, com taxa elevada de desmatamento e queimadas, a Semana da Árvore nos leva a fazer uma reflexão sobre o temos feito com nossa natureza. A quem a exploração dos recursos naturais tem favorecido?”, questionou.

Drummond elogiou os trabalhos desenvolvidos pela prefeitura que, segundo ele, tem colocado em pauta as questões ambientais com a realização de trabalhos educativos e desenvolvimento de atividades para a conservação ambiental.

Projeto Igarapé Ilha do Coco
Resultado da parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), o Projeto Igarapé Ilha do Coco, implementado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visa a recuperação e preservação das margens e nascentes desse igarapé. A meta é plantar 59 mil mudas de espécies nativas na área que corresponde a 93,91 hectares.

De acordo com a coordenadora executiva do projeto, Fabiana Oliveira, com a participação de voluntários já foram plantadas mais de 30 mil mudas, sendo que as áreas plantadas contam com manutenção (replantio, roços, capinas, adubação, controle de pragas) e acompanhamento técnico periódico. A estimativa é que até 2011 sejam plantadas a parte restante. (Beatriz Sales)

Nenhum comentário: