domingo, 7 de março de 2010

Disque Denúncia de Parauapebas completa um mês de implantação

O Disque Denúncia de Parauapebas completou um mês de implantação no último domingo, 28 de fevereiro, com aproximadamente 400 ocorrências registradas, a maioria delas relacionadas a perturbação da ordem pública (197), crimes contra pessoa (69) e tráfico e consumo de substâncias entorpecentes (52). Os resultados mostram que a comunidade compreende a importância da central e exercita o seu direito de cidadão.

Para a coordenadora do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC) do Maranhão, Hellen Araújo, responsável pela implantação do sistema no Pará, a maioria das denúncias recebidas até o momento é de caráter investigativo, o que demanda uma apuração mais minuciosa. "Também foram apresentados resultados em relação a denúncias sobre violência contra a mulher, poluição sonora e apreensão de drogas", completa.

O serviço tem se mostrado eficiente também no combate ao crime organizado. Em fevereiro, graças a uma das denúncias recebidas, a polícia local prendeu oito pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha de assaltos a bancos na região e também conseguiu localizar uma plantação de maconha.

Para o tenente-coronel Éder Ribeiro, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar em Parauapebas, a divulgação das ações é essencial para o crescimento do programa. "Na medida em que a comunidade toma conhecimento das prisões e apreensões feitas a partir do Disque Denúncia, mais pessoas utilizarão o serviço, o que nos ajudará ainda mais no nosso trabalho", reforça.

Parceria pela segurança
Parauapebas é a primeira cidade do interior do Pará a receber uma central do Disque Denúncia. O benefício surgiu a partir do esforço conjunto entre o Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), governos federal, estadual e municipal, Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), instituições não-governamentais e empresas privadas, como a Vale.

O Disque Denúncia funciona como uma central de atendimento comunitária, que atende pelo telefone (94) 3346-2250, durante 24 horas por dia. Como nos demais lugares do Brasil onde o serviço já foi implantado, o denunciante tem seu anonimato garantido.

O serviço atende denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, patrimônio, administração pública, meio ambiente, saúde pública, posse, comércio e uso de armas, tráfico e consumo de substâncias entorpecentes, entre outros.

A Central de Parauapebas também abrange os municípios de Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Curionópolis.

Nenhum comentário: